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Publicidade On Line – 14 Anos

Há quatorze anos que surgiu a primeira campanha on line. Corria o ano de 1994, e a 27 de Outubro a Hotwired (actual Wired.com ) – colocava on line a primeira campanha de publicidade. O, também, primeiro anunciante on line foi a operadora de telecomunicações americana AT&T, com uma campanha de doze semanas.

firstbanner

O banner “tradicional” 468×60 (imagem em destaque), foi criado pela agência interactiva Modem Media (que hoje pertence à Publicis) num contrato que valeu à HotWired 33 mil dólares.

No ano seguinte o Yahoo! muda o design do portal para passar a ter publicidade.

Os primeiros anunciantes on line, eram sobretudo empresas de telecomunicações e tecnologia. Os motivos eram óbvios:
Os primeiros utilizadores eram os “geeks” tecnológicos, o que fazia dos sites on line uma excelente forma de comunicar com os seus consumidores “alvo”. Este foi também um dos motivos pelo qual os projectos editoriais tecnológicos, como Cnet e ZDNet, tomassem a dianteira nas audiências e na definição dos novos standards de publicidade.

Assim que as resoluções de ecran aumentaram a Cnet definiu novas dimensões que se tornaram standards “Leaderboard”, “Skyscrapper” e o popular “Mrec”.

Não só as dimensões mudaram, como também as tecnologias que permitem criatividades cada vez mais ricas e que, associadas com as possibilidades de optimização das ferramentas de gestão de publicidade on line, permitem “filtros” que garantem uma eficácia que nenhum dos meios tradicionais consegue.

Para além de segmentar por região, dias, horas, frequência, tipo de conteúdo, permite que sejam criados segmentos de comportamento – “behavioral targeting” – em função dos conteúdos que o utilizador consulta.

Hoje, estamos perante uma nova mudança, que fará surgir novos formatos, e novos indicadores de medição para as novas plataformas web. O video e a interactividade que a net permite fazem deste um dos formatos com maior potencial, e que estão também a ser estimulados pelos sites com conteúdos video, como o YouTube e os Podcasts em Video, onde a publicidade em video é sem dúvida a mais eficaz.

A publicidade nos site optimizados para os telemóveis vai ser uma das áreas com maior crescimento nos próximos anos, estimulada por maior largura de banda móvel e pelas novas funcionalidades e potencialidades dos telemóveis (como o iPhone, por exemplo).

E a publicidade nos jogos, é eventualmente a mais inovadora pela possibilidade de se poder numa campanha cruzar múltiplos formatos (banners, videos e “In-Game advertising”), associado ao cada vez maior número de utilizadores de jogos e às potencialidades que esta permite, criando cenários que simulam realidades, como por exemplo, estádios de futebol , que são por si só uma garantia de que uma boa fatia dos investimentos será direccionado para esta área.

Assim, as agências criativas e de meios vão aumentar o leque de opções on line para os seus clientes, e os negócios on line vão continuar a crescer a um bom ritmo.

 

Nota: Artigo publicado no jornal Meios & Publicidade de 05/09/2008

  1. Cool. Thanks for the article. A nice blast-from-the-past perspective.

  2. As memórias que reavivaste com este artigo! Contudo sou da opinião que mesmo com a introdução de novas tecnologias, muitos dos conceitos se mantêm fieis aos originais de 1994: a publicidade online permite comunicar de um tal modo segmentado que o resultado suporta definitivamente o retorno do investimento… e parece que finalmente os budgets dos grandes anunciantes o comprovam. Como será daqui a mais 14 anos?

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