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5 tendências para os próximos cinco anos

Em resposta à pergunta do Meios & Publicidade:
Quais as cinco tendências que vão marcar o meio on line nos próximos cinco anos?

  • Audiência do Meio OnLine

O número de utilizadores continuará a crescer e será impulsionada por três factores: a massificação do acesso em banda larga, o crescimento da geração de “nativos digitais” e a cada vez melhor usabilidade das aplicações e sites vão sustentar o crescimento da população com acesso à Rede em múltiplas plataformas (web, Mobile, Consolas, Netbooks, TabletPC´s, etc.) e o aumento do tempo médio despendido no consumo de conteúdos e serviços Online.

  • Consumo Online através dos Telemóveis

Os novos modelos de “telemóveis”, estão optimizados para consumo, criação e publicação de conteúdos Online.
O tráfego web gerado e conteúdos criados a partir dos “telemóveis” vai crescer substancialmente nos próximos anos.

  • Amadurecimento da Web 2.0 / Redes Sociais

É visível o crescimento sustentado de audiência das redes sociais.
E tal como aconteceu nos media tradicionais, as Redes Sociais vão especializar-se.
Vão surgir novas Redes Sociais segmentadas por temas (e grupos dentro das redes sociais “generalistas”) – recuperando o conceito inicial da web 1.0 de Comunidades Virtuais em torno de conteúdos, comportamentos, celebridades, etc.

  • Cloud Computing (Computação na “Nuvem”/Web)

Do ponto de vista das organizações, há tendência para ter os seus data centers fora de “portas”, para se forcarem nos negócios e minimizarem custos em tecnologia. As resistências relativas à segurança, confidencialidade e fiabilidade desaparecerão ao longo do tempo e os ganhos de produtividade serão um argumento forte.

Para os indivíduos, o facto de poderem aceder a aplicações (ferramentas de trabalho, comunicação e entretenimento) e documentos de trabalho ou pessoais a partir de qualquer dispositivo (PC, telemóvel, etc.), passará a ser um serviço “vital” e “natural” de trabalhar, ouvir música, ver e partilhar fotos, vídeos, etc.

Ao nível dos dispositivos o “Cloud Computing”, provocará também alterações substanciais pois passarão a necessitar de menos capacidade de processamento e armazenamento (que são realizados pela “nuvem”), passaremos a ter dispositivos mais “básicos” e muito mais baratos.

  • Publicidade / Marketing On Line

A quota de mercado alocada à publicidade e marketing Online vai crescer fortemente nos próximos anos. O primeiro motivo deste crescimento tem a ver com o primeiro ponto referido, “factor humano”, o crescimento da audiência e tempo de permanência dos utilizadores vai aumentar e levará como temos vindo a assistir a um maior investimento das marcas nos meios on line.

Mas, nos próximos anos assistiremos a uma maior preocupação com a segmentação das campanhas, mais cuidado com os targets, reputação e confiança dos meios onde são colocadas as campanhas de publicidade.

A segmentação em função do tipo de conteúdo/afinidade e comportamento (“behavioral targeting”), serão as principais variáveis no planeamento de campanhas.

Os formatos mais ricos (“Rich Media), conteúdos patrocinados e publicidade em jogos (“InGame Advertising”) serão os formatos que mais vão crescer, porque a preocupação com a notoriedade e confiança das marcas vai aumentar e estes  são formatos onde está provado o reforço da notoriedade e confiança nas marcas que as utilizam.
O Search Marketing continuará a ser uma ferramenta importante no marketing mix Online, mas verá o seu peso diminuído face ao “display”.

Responder a Nuno Ribeiro

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  1. André,

    Concordo com o que referes o envolvimento e integração entre publicidade e conteúdos é/será um factor determinante.

    As áreas de entretenimento serão mais “permissivas” a este tipo de envolvimento. A publicidade em jogos são o exemplo disso, a forma como publicidade e entretenimento se envolvem garantem proximidade com o “mundo real” e forte envolvimento das marcas junto dos utilizadores.

    Abraço
    NR

  2. Viva Nuno,

    Creio que a audiência associada ao factor humano não será apenas medida pelo tempo de permanência mas também pela maior experiência e capacidade de interação com os meios – o utilizador continuará a agir contra elementos de intrusão quanto maior for a experiência de uso.

    Esta realidade deve ser observada como um desafio de criatividade, transversal aos anunciantes, meios e agências, pela tendência crescente da dispersão da atenção do utilizador/consumidor ao impacto e mensagem publicitária.

    Os aspectos que referes: segmentação, reputação e confiança serão os factores de sucesso desta realidade.

    Abraço,

  3. Paulo,

    Todos os indicadores apontam para um grande crescimento da área mobile.

    Vamos ter vários dispositivos, e mais dos que duas plataformas….
    Em cada plataforma teremos uma multiplicidade de versões (como já hoje acontece).

    Se fossem só duas plataformas / versões era uma tarefa demasiado fácil 🙂

    Nuno Ribeiro

  4. Nuno

    Achas que o mobile crescerá muito?
    Ou iremos assistir a uma passagem do mobile para o uso de Netbooks, TabletPC´s (uma vez que estes estão cada vez mais pequenos)?

    Se sim, terão as empresas que adaptar as suas marcas/sites para esta realidade ou terão que ter 2 plataformas (uma mobile e uma “normal”)?