Skip links

Google: Acabou o “SuperPhone” e “iPhone Killer” – NexusOne

O Google descontinuou depois de sete meses (e sem grande “alarido”), aquele que foi anunciado como o “SuperPhone” e “iPhone Killer” o Nexus One (lançado a 5 de Janeiro de 2010).

O anúncio do fim do Nexus One, foi feito com um post no blog do Nexus One no dia 16. No mesmo dia da conferência de imprensa de Steve Jobs sobre o “problema da antena no iPhone 4“, onde estavam focados todos os “holofotes”.

Update: Nexus One changes in availability

Earlier this year, we announced that we will be closing the Nexus One web store. This week we received our last shipment of Nexus One phones. Once we sell these devices, the Nexus One will no longer be available online from Google. Customer support will still be available for current Nexus One customers. And Nexus One will continue to be sold by partners including Vodafone in Europe, KT in Korea, and possibly others based on local market conditions.To ensure our developers have access to a phone with the latest Android OS, Google will be offering the Nexus One through a partner for sale to registered developers. Visit the Android Market Publisher site and log into your developer account to purchase a Nexus One.

Fonte: Nexus One Blog

O Nexus One teve poucas unidades vendidas face às expectativas criadas  (de 5 a 6 milhões de unidades no primeiro ano). O número total de unidades vendidas não foi divulgado…
Também a Microsoft, anunciou no dia 30 de Junho  o fim do seu telemóvel KIN (que vendeu apenas 500 unidades nos 49 dias de existência).

Responder a Nuno Silva

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

  1. A mim isto parece-me uma estratégia de rebranding: “Nexus one” -> “Nexus ofe”. Ou entao ago mais elaborado como por example “No Nexus”

  2. O objectivo era mesmo entrar no mercado com um telemóvel e tentar concorrer com o iPhone.
    O Google falhou porque não estava (nem está), habituado a gerir operações de logística nem suporte ao cliente (que são vitais neste tipo de negócio).

    O Google achou que conseguia fazer um telemóvel melhor do que o iPhone… assim como a Microsoft (com o KIN – que tinha um público alvo jovem).

    O Google é uma grande empresa, com muitas virtudes (idem em relação à Microsoft), mas diferentes negócios obrigam a modelos de operação específicos.
    E no caso específico, o negócio de hardware um modelo de operação distinto do software e do search (e publicidade em search) e foi isso que o Google e Microsoft não conseguiram implementar (no caso dos telemóveis).

  3. Será que foi só porque as vendas foram baixas ou a ideia já era mesmo “disponibilizar” um meio para facilitar a penetração no mercado do Android?