Skip links

Microsoft: Steve Ballmer = Charlie Brown?

David Einhord, presidente do fundo de investimento Greenlight Capital, que detêm 9,07 milhões de acções da Microsoft (o equivalente a 230 milhõesde dólares), defende a substituição do CEO da Microsoft – Steve Ballmer.

David Einhord apelidou o modelo de gestão de Steve Ballmer de “gestão Charlie Brown”, o personagem de banda desenhada que é um “adorável perdedor, com uma enorme determinação e esperança, mas que se deixa dominar pela insegurança” in Wikipedia.

CharlieBrown.jpg

No ano passado, depois da Apple ter ultrapassado a Microsoft em capitalização bolsista, surgiram rumores que apontavam para a saída de Steve Ballmer. A pressão de alguns accionistas, surge agora depois de no dia 20 a IBM ter ultrapassado momentaneamente a Microsoft em capitalização bolsista, que entretanto recuperou.

A Business Insider actualizou a lista dos possíveis candidatos ao lugar de CEO da Microsoft:
– Lista de candidatos em 2011

– Lista de candidatos em 2010

Afastar Steve Ballmer da direcção da Microsoft não é uma tarefa fácil, pois é o segundo maior accionista da Microsoft, detêm 333 milhões de acções, quase 4% (logo atrás de Bill Gates que detêm 561 milhões de acções 6,7%) e a forma como exterioriza a sua energia pode ser também um grande obstáculo 🙂

Veja o video abaixo, onde pode constatar a energia de Steve Balmer – CEO da Microsoft:

Snoopy wwi ace lb.jpg

Assim, se David Einhord quer mesmo afastar Steve Ballmer, o melhor é levar um cão… e neste contexto,só posso recomendar o Snoopy 🙂

  1. Definitivamente, com Balmer ao leme a Microsoft parece ter perdido o rumo … ficou sem estratégia e começou a correr atrás de tudo o que mexe na internet …

    Mesmo assim, este será sempre um player a ter em conta … com este ou outro CEO a aposta nas comunicações com a aquisição do Skype e potencialmente da Nokia, actual ‘parceiro’ poderá dar novo folgo e direcção à empresa e mesmo ao mercado …

    … esperamos para ver … mas cheira-me que precisavam era de uma ‘Lucy’ ao volante 😉

  2. Horácio,

    Visto nos dias de hoje, o Bill Gates não estava a ver mal… hoje, temos plataformas e ecossistemas (uns mais fechados do que outros), e foi isso que o Bill Gates percebeu que era necessário para criar valor.

    Sobre o Ballmer, há de facto muito que pode fazer na Microsoft. O seu estilo e forma de estar é genunina e isso parece-me positivo.

    Abraço
    NR

  3. Nuno,

    Entendo que uma pessoa que ocupa um cargo como o do Steve Ballmer, em uma empresa como a Microsoft, é um alvo muito fácil para o mercado.

    Uma das principais críticas a ele, é a demora da Microsoft ficar competitiva no mercado de mobilidade, mas é bom lembrar que quando Bill Gates estava à frente da empresa, houve um grande atraso em aderir à Internet, pelo fato do Gates achar que as grandes redes privadas, como a MSN Network, fariam mais sucesso que a Internet.

    Um pouco mais à frente, a Microsoft aderiu à Internet, riscou o navegador da Netscape do mapa, e só não se posicionou melhor porque realmente é um mercado muito competitivo, onde empresas como o Google vieram com muita força.

    Em relação à mobilidade, Ballmer deu recentemente duas cartadas sensacionais, ao fazer o acordo com a Nokia e ao adquirir o Skype, em uma negociação onde deixou para trás dois gigantes: Google e Facebook.

    Também tenho críticas ao Ballmer. mas creio que o investidor exagerou, possivelmente porque perdeu alguns milhares de dólares em alguma aposta equivocada na Microsoft.

    Abraços!

Comments are closed.