Skip links

Covii: Anuncia ViiM SDK para sensores 3D

A CoVii, empresa Portuguesa especializada em software de visão por computador, parceira da empresa Israelita PrimeSense anuncia a versão trial do seu novo produto, o ViiM SDK, disponível gratuitamente em www.viim.pt

O ViiM é um kit de desenvolvimento de software (SDK) para sensores de tecnologia 3D construído sobre a biblioteca OpenNI ®, mantendo as suas funcionalidades originais e acrescentando-lhe mais funcionalidades de alto-nível.

O middleware do ViiM trata de toda a arquitetura de software, bem como de todos os processos de rotina do sistema de uma forma silenciosa e invisível permitindo aos programadores, desde os iniciante aos mais avançados, focarem-se apenas na criação das aplicações interativas.

O ViiM é uma ferramenta revolucionária que oferece aos programadores um conjunto de métodos de processamento de alto-nível, até agora indisponíveis no mercado, ou que apenas existiam em separado em diferentes ferramentas.

A maior parte dos SDKs para este tipo de tecnologia permitem o reconhecimento gestual e o tracking do esqueleto para propósitos específicos.

O ViiM disponibiliza ambos os métodos, que podem ser usados em todos os tipos de aplicações e acrescenta-lhes ainda outras propriedades.

Conta com o reconhecimento de 14 gestos, desde o básico acenar até a gestos mais complexos como o duplo click, quanto ao tracking do esqueleto reconhece 15 em simultâneo e não só deteta os esqueletos como consegue calcular a posição das articulações, a rotação dos ossos, as matrizes e os quarteniões.

As outras unidades ou métodos de processamento incluídos no ViiM são a Segmentação do utilizador, distinguindo utilizadores de objetos e atribuindo a cada um deles um ID próprio; o Recorte do utilizador, onde o utilizador é removido do mundo real para um mundo virtual em tempo real e ainda o Fluxo Ótico que deteta a quantidade de movimento na área de interação, calculando os vetores de movimento acrescentando mais realidade à aplicação criada.

O ViiM SDK abre um novo mundo de possibilidades aos programadores permitindo que criem facilmente aplicações NUI integrando-as em diferentes sistemas gráficos baseados em OpenGL ou em DirectX. Os programadores combinando as diferentes unidades do ViiM passam a ter o poder de criarem fantásticas aplicações interativas, independetemente da sua área de actuação, cada vez mais otimizadas.

A CoVii assume como uma das vantagens mais diferenciadoras do ViiM a sua arquitetura simples.

Imagine-se duas camadas nesta arquitetura, na primeira encontra-se o núcleo que trata das comunicações com o sensor 3D e de todos os outros processos complexos, na segunda camada, o programador recebe o acesso aos dados não-processados, tais como a imagem crua captada pelo sensor e o acesso aos dados processados onde se incluem os métodos como por exemplo o Reconhecimento gestual.

A arquitetura do ViiM oferece ainda a mais valia aos programadores de desenvolverem os seus novos métodos e integrá-los facilmente no ViiM continuando a tirar partido de todas as propriedades deste.

O ViiM SDK inclui ainda as seguintes características:

– Multiplataforma
– Programação concorrente
– Manipulação de parâmetros
– Definição de campo de visão
– Mapa de profundidade suavizado
– Exportação/Importação para MatLab
– Baseado em eventos

Para facilitar a criação de aplicações usando o ViiM SDK, a CoVii oferece vários exemplos com código fonte, tutoriais e FAQs através da sua Wiki: wiki.viim.pt e tem ainda um googlegroups dedicado a este SDK.

A equipa da CoVii está assim disponível para ajudar os programadores desde a instalação ao desenvolvimento e vai estar atenta ao feedback do grupo de forma a melhorar a próxima versão deste software tendo em conta as opiniões dos utilizadores.

Adicionalmente a CoVii já está a trabalhar em novas características, como a possibilidade de programação em C#, Java e ActionScript, integração em arquitetura ARM e suporte para multi-sensores.

A versão trial do ViiM SDK está disponível gratuitamente para download em http://www.viim.pt incluindo todas as características da versão comercial, com a única exceção que as aplicações geradas correm apenas 4 minutos de cada vez.

A versão comercial estará disponível ainda este mês pelo preço final de 119€.

A equipa da CoVii disponibiliza nas suas redes sociais um vídeo com a apresentação do ViiM SDK:

A CoVii já fez algumas aplicações interativas usando o ViiM SDK, como por exemplo a aplicação que permite jogar Angrybirds ® online através dos gestos.
Veja o Video: