Skip links

Fundação PT disponibiliza aulas de matemática da Khan Academy

Aula-KhanAcademyA Fundação PT associou-se à Khan Academy e disponibiliza gratuitamente conteúdos educacionais de vídeo em português, com recurso às novas tecnologias e à internet.

Alunos, pais, professores e curiosos já podem aceder a 70 vídeos de matemática disponibilizados pela Fundação PT  para desenvolver o seu conhecimento sobre a matéria. Os conteúdos, produzidos pela Khan Academy, estavam originalmente em inglês e, através de uma parceria com esta organização sem fins lucrativos, a Fundação PT está a adaptá-los para a língua portuguesa. Para tal, conta com a certificação da Sociedade Portuguesa de Matemática.

A educação é claramente uma prioridade”, sublinhou Zeinal Bava durante a apresentação do projeto, em 4 de abril. O presidente executivo da PT destacou o compromisso da empresa com este projeto, que alavanca o investimento em infraestruturas e tecnologia para promover a educação, fator fundamental para o “desenvolvimento económico de um país”.

Até ao final do ano, a Fundação PT prevê disponibilizar 400 conteúdos de matemática, abordados nas provas nacionais dos 2.º, 4.º, 6.º, 9.º e 12.º anos. Porquê a Matemática? A disciplina é vista como crítica para potenciar o desenvolvimento futuro das crianças e jovens. Pretende-se assim “desmistificar” a aprendizagem da matéria, porque “não se pode ter medo de matemática”, confessa Zeinal Bava, uma mensagem que também passa aos filhos. O projeto será alargado progressivamente a outras áreas e, em 2014, serão disponibilizados 800 vídeos de matemática, física, química e biologia.

Privilegiando a interatividade, a colaboração, a personalização e a transdisciplinaridade, segundo Zeinal Bava, esta iniciativa educacional oferece uma nova interface de aprendizagem e permite que os jovens possam aprender ao seu ritmo.

Aqui fica o exemplo de uma aula de matemática sobre a adição de dois algarismos com a locução do presidente executivo da PT:

Os conteúdos estão acessíveis numa lógica de multiplataforma através do computador, telemóvel e tablet e visíveis gratuitamente através dos sites da Fundação PT e Khan Academy, bem como através do SAPO VídeosSAPO Mobile, SAPO Kids e MEO Kids. O projeto é também alargado aos Países de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) através do SAPO Internacional, garantindo que os conteúdos possam ser acedidos em AngolaCabo VerdeMoçambique e Timor-Leste.

Aceda aos conteúdos em:

Khan Academy: um projeto de sucesso que nasce do acaso
Os 2200 quilómetros que separavam Salman Khan de um elemento da família ditaram o sucesso do projeto Khan Academy. Engenheiro Eletrotécnico do MIT (Massachusetts Institute of Technology), Salmam Khan queria ajudar Nádia a aprender mais sobre matemática. Perante a distância que os separava, decidiu produzir pequenos vídeos explicativos, de linguagem acessível, e disponibilizou-os através do Youtube. Os vídeos tornaram-se virais e rapidamente milhares de jovens começaram a visualizá-los e a partilhá-los. Crescia desta forma um projeto social.

Em 2006, Salman Khan criou a organização Khan Academy que atualmente possui um repositório com 4000 vídeos com exemplificação gráfica, 370 exercícios práticos e 225 milhões de lições dadas, nas áreas de matemática, ciência, física, química, ciência computacional, história, humanidades e economia.

Veja a entrevista do jornalista Charlie Rose a Salman Khan em Fevereiro de 2013

Leave a comment

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.