Voltar ao topo

Apple compra Beats Electronics por 3 mil milhões de dólares [VIDEO]

ATUALIZAÇÃO (28/Maio/2014): APPLE confirma aquisição da Beats Electronics por 3 mil milhões de dólares.
Em entrevista ao blog re/code o CEO da Apple Tim Cook e o fundador Jimmy Iovine explicam os motivos desta aquisição.

Comentário na Edição das 12, do Económico TV (2 Junho 2014):

Assim, confirma-se o rumor que adiantei a 12 de Maio, de que a negociação estava em curso.

12 MAIO 2014
RUMOR: Apple pode comprar Beats Electronics por 3,2 mil milhões de dólares

 

Apple-intersectionO rumor de que a Apple pode estar a avaliar a compra da Beats Electronics surgiu no Financial Times, apanhou tudo e todos de surpresa em particular os analistas de mercado e fundos de investimento…  que normalmente muita dificuldade em entender as indústrias de Media & Entretenimento e a sua cada vez maior importância para as empresas de Tecnologia.

Por exemplo, o analista Scott Criag da Merrill Lynch referiu que Apple’s acquisition of Beats for $3.2 billion is “expensive” and “out of character”, while maintaining a “neutral” rating on the stock.
Outros e exemplos, de análises e confusões sobre esta possível compra -clique aqui.

A Apple sempre se destacou pelo cruzamento entre Tecnologia e Media (Arte e Cultura).
Se o negócio se concretizar a Apple estará a adquirir, não apenas uma empresa que faturou em 2013 cerca de 1,5 mil milhões de dólares e que tudo indica é rentável, mas “5 peças” que encaixarão perfeitamente na estratégia e posicionamento atual e futuro da Apple (cada vez mais próxima dos Media).

Comentário na Edição das 12, do Económico TV (12 Maio 2014):

As “peças do puzzle” são:

1) TALENTO 
Os fundadores da Beats Electronics, Jimmy Iovine e Dr Dre, são referências na indústria da música e cinema. Entendem do negócio dos Media e conhecem por dentro toda a indústria e as suas comunidades.
Para além disso, ambos são “amigos” da Apple. Jimmy Iovine terá sido um dos facilitador inicial no licenciamento e acordos de distribuição de músicas no iTunes da Apple.
E Dr Dre foi o músico escolhido por Steve Jobs para interagir em direto na apresentação do iTunes.

Dr Dre na apresentação da Apple com Steve Jobs

Jimmy Iovine em entrevista na conferência AllThingsD:Dive in Media, onde refere o apoio à Apple e a Steve Jobs para o lançamento do iTunes

2) HEADPHONES E ACESSÓRIOS DE MÚSICA (Colunas de som)
A Apple aprecia qualidade, design e posicionamento premium. A Beats Electronics têm 40% de quota de mercado do negócio de headphones e 60% de quota de mercado de headphones com valor superior a 100 dólares.

3) BEATS AUDIO
O sistema de som Beats Audio, têm qualidade e está a ser utilizado como fator diferenciador nos smartphones da HTC, nos computadores da HP e nos automóveis da Chrysler, Dodge e Fiat.
A Apple pode integrar este sistema de som nos seus dispositivos e complementar a oferta CarPlay (sistema multimédia para automóveis), com sistema de som.

4) BEATS MUSIC
O serviço de streaming online da Beats Electronics pode melhorar e acrescentar valor ao iTunes Radio. Que se diferencia pela junção de algoritmos de gestão e escolha de música com o conhecimento de especialistas em música e rádio.
Potenciando a audiência aos 800 milhões de utilizadores registados no iTunes, mas também noutros sistemas (Android, Windows, etc.) e consequentemente o negócio da publicidade do iAd na Rádio, TV e mobile.

5) ENTRETENIMENTO / CONCERTOS AO VIVO
A BEATS MUSIC realizou no passado mês de Abril aquele que parece ser o primeiro concerto de um novo negócio.
A maratona de 24 horas de música Hip-Hop: THE LIVE 90´s HIP HOP PLAYLIST, que juntou os melhores do Hip Hop.
A Apple desde 2007, que realiza também o festival iTunes Festival em Londres e este ano também nos Estados Unidos, em Austin no Texas. Atividade que pode ser alargada e fortemente potenciada pela equipa da BEATS ELECTRONICS.

TEASER: THE LIVE 90′S HIP HOP PLAYLIST

Tyrese-Gibson-Apple-BEATSSe esta compra se concretizar, atualizará o ranking dos multi-millonários da  FORBES, colocando Dr Dre como o primeiro multimilionário do Hip Hop.
Motivo para que Dr Dre e o seu amigo Tyrese Gibson (músico e ator) demonstrem a sua alegria.
Este video foi colocado por Tyrese Gibson no Facebook, mas retirado alguns minutos depois… possivelmente depois de algum telefonema da Apple 🙂

 

Espero que este “incidente” não tenha colocado em causa o negócio (a Apple não aprecia a comunicação antecipada das suas negociações), pois a acontecer poderá ser muito relevante para os setores da Tecnologia, Media e Entretenimento.

 

Author avatar
Nuno Ribeiro
Country Manager da agência de inovação FABERNOVEL. Autor do livro Gerir na Era Digital (2011). Licenciado em Economia pela Universidade Católica de Lisboa, onde também concluiu um curso avançado de Gestão de Empresas Tecnológicas e uma pós-graduação em Gestão de Media e Entretenimento. Diretor a unidade Negócio Multimédia do grupo Controlinveste (2008 a 2012). Diretor da unidade de negócios de Internet do grupo Cofina Media (1999 a 2008). Consultor do secretário de Estado da Comunicação Social para a área digital (1997 a 2002).
We use cookies to give you the best experience.