Skip links

Facebook, uma verdadeira empresa de Media

  •  O Facebook é, definitivamente, uma empresa de Media: fez all-in e vai desafiar a indústria de TV com uma uma App para boxes de streaming, como a Apple TV.
  •  O conteúdo é rei, mas a sua produção acarreta elevados custos, pelo que o Facebook segue a estratégia de atrair os “peixes” para a sua rede.

Já não há dúvidas de que o Facebook é uma empresa de Media e que está a fazer um grande investimento na área de vídeo. A empresa fez all-in e vai desafiar os líderes da indústria de TV com o lançamento de uma App para boxes de streaming, como a Apple TV, para captar  receitas em publicidade televisiva.

190 mil milhões são investidos em anúncios televisivos nos Estados Unidos, pelo que se o Facebook conquistar 3% deste valor arrecada mais de 5,7 mil milhões de dólares para a sua receita anual.

conteúdo continuará a ser rei, mas a sua produção acarreta elevados custos, pelo que o Facebook segue a estratégia de atrair os “peixes” para a sua rede, que já tem perto de 1,9 mil milhões de utilizadores ativos por mês:

  • video_tabEstá em conversações com empresas de Media para adquirir direitos exclusivos de transmissão de conteúdos de vídeo, tendo já abordado estúdios de TV e produtores de vídeo (os conteúdos serão inseridos num espaço exclusivo ao consumo de vídeo, semelhante ao YouTube).
  • Está a ajustar o seu algoritmo para privilegiar vídeos de longa duração (ao estilo TV), que mantenham os utilizadores “agarrados” ao Facebook.

É expectável que a nova App de TV sirva também de plataforma de distribuição destes conteúdos. 

O facto de as tecnológicas estarem a invadir o território dos media, produzindo conteúdos, disponibilizando as suas plataformas de distribuição e captando publicidade, tornará cada vez mais difícil a vida às empresas de media que não alarguem e diversifiquem os seus modelos de negócio.

No caso concreto do Facebook, este apresenta-se como uma empresa tecnológica, mas, na verdade, é uma empresa de media (distribuidora de conteúdos), já que a publicidade é a sua maior fonte de receitas. O facto de ser uma multi-plataforma, multi-media, multi-app à qual os utilizadores acedem múltiplas vezes por dia faz do Facebook o melhor distribuidor de (qualquer) conteúdo do planeta.

Leave a comment

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.