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Airbnb entra no segmento de luxo

supertoast-profile O Airbnb está a apostar no segmento de luxo através da aquisição da Luxury Retreats – um mercado que Expedia e Priceline também estão já a explorar.

supertoast-profile Empresa pretende adquirir a tecnologia de gestão de serviços de concierge da Luxury Retreats e captar uma audiência com maior poder de compra e disposta a pagar pelo seu novo serviço de experiências.


Uma vez adquirida uma base de utilizadores sólida, o Airbnb diversificou o seu modelo negócio e deu um primeiro passo para se tornar uma empresa que abrange toda a experiência de viagem – desde a reserva de voos à reserva de um restaurante -, através do Airbnb Trips.

O luxo é um mercado que oferece grandes oportunidades e o Airbnb também não quer perder este comboio e adquiriu a Luxury Retreats, por um valor que não deverá superar os 300 milhões de dólares. Porquê?

  • A compra prende-se sobretudo com a tecnologia da Luxury Retreats na gestão de serviços de concierge que dão acesso a chefs privados, barmans e massagistas. O Airbnb pretende integrar este software no seu sistema, muito provavelmente a pensar no novo serviço de oferta de experiências (incluído no Airbnb Trips).

A Luxury Retreats tornou-se perita na gestão de serviços de concierge, que são difíceis de gerir sobretudo, em grande escala, e em locais exóticos, tipicamente associados ao turismo de luxo, e onde têm de lidar com empresas de pequena dimensão.

  • Além disso, fornecer arrendamentos de luxo é, para o Airbnb, uma forma de captar uma audiência com maior poder de compra e disposta a pagar pelo novo serviço de experiências.

 

À medida que vai ganhado maturidade enquanto empresa – atingiu a rentabilidade no ano passado e deverá mantê-la este ano -, o Airbnb parece estar a posicionar-se para ser associado a eventos de lazer e “fun”, como concertos ou experiências lúdicas.

Passo a passo, o Airbnb está a fazer a sua expansão para se tornar num gigante global na área das viagens, considerando uma série de aquisições e parcerias para fazer crescer rapidamente o seu portefólio e criar novas fontes de receita. A estratégia da empresa passa pelo turismo de luxo, reserva de voos (deverá criar uma parceria ou adquirir um motor de busca de viagens semelhante ao concorrente Kayak), pagamentos em grupo (interesse na Tilt) e gestão de hóspedes. Geograficamente, a China e a Índia são mercados onde está a focar os seus negócios.