Skip links

France Télévisions: vídeo social para captar novas audiências

  • A France Télévisions está a expandir a sua oferta para captar uma audiência mais jovem.
  • A empresa vai transmitir conteúdos da Brut, uma startup de Media 100% digital e 100% vídeo.

O grupo público de TV francês, France Télévisions, está a fortalecer a sua aposta no Digital, criando uma nova proposta de valor através da distribuição, online e em TV, dos conteúdos da Brut, uma empresa de Media 100% digital e dedicada a vídeos nativos nos media sociais.

A expansão da oferta da France Télévisions será feita através do canal de notícias France Info, que lançou no ano passado, e poderá ajudar a empresa a captar novas audiências e novas receitas em publicidade.

A Brut aplica um modelo lean, ágil e chega a uma audiência-chave: 75% dos utilizadores tem entre 18 e 34 anos e 45% são mulheres. A startup, que foi lançada em Novembro, possui mais 257 mil likes e 114 milhões de visualizações de vídeos no Facebook, tendo uma base de cerca de 44 milhões de utilizadores.

A parceria entre as duas empresas pode ser benéfica também na captação de receitas em publicidade digital: o modelo de negócio da Brut assenta em publicidade nativa nos media sociais e será, agora, a France Télévisions quem fará a gestão publicitária.

Para a Brut, a parceria representa uma forma de se expandir além fronteiras, sobretudo uma oportunidade de chegar aos Estados Unidos – o mercado publicitário mais valioso do mundo – aproveitando as relações já estabelecidas da France Télévisions com marcas e anunciantes.

Esta aposta da France Télévisions reflete uma estratégia “video-centric” que está a ser implementada pelas empresas de Media tradicionais. A CNN, por exemplo, comprou a app de vídeo Beme e lançou uma nova marca de Media dedicada a conteúdos de vídeo sobre assuntos que marcam a actualidade, de forma a captar novas audiências.

Os Media necessitam de reinventar o seu negócio com base na relevância e na criação de valor, pelo que a capacidade de construir novos produtos e serviços em torno de comunidades é uma peça fulcral para estas empresas.