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Restauração: adaptar a estratégia aos novos hábitos

  • Plataformas de distribuição e de rating, inteligência artificial e redes sociais estão a transformar completamente a indústria da restauração.

Qualquer que seja a indústria em que a sua empresa se insere, criar uma estratégia digital não implica só “digitalizar” o negócio, mas também repensar aprofundadamente a missão core, visão e modelo para se ser bem sucedido na nova economia. Tal como noutros setores, na área da restauração as plataformas são a nova voz do consumidor e o Digital está a ditar as novas tendências:

  • Quebra de barreiras entre a experiência de jantar fora ou em casa. Desfrutar de uma experiência gastronómica nunca foi tão fácil: ao ligar profissionais de catering e consumidores, as plataformas digitais, como a DeliverooUberEats  (entregas de refeições de restaurantes) ou a La Belle Assiette (contratar um chef para cozinhar em nossa casa), possuem uma oferta mais vasta, facilitam as encomendas de refeições e o pagamento, representando maior concorrência para os restaurantes.
  • Escolha com base em avaliações e comentários
    O Digital transformou completamente a forma como os consumidores escolhem um restaurante: hoje os potenciais clientes são influenciados por avaliações e comentários online, em plataformas como o TripAdvisor, Google, Yelp ou Foursquare, e a reserva é feita através da Internet.
  • Inteligência artificial vai revolucionar completamente a interação com o mundo real
    A tecnologia Google Lens, apresentada recentemente pela Google, vai permitir apontar a câmara do smartphone para a entrada de um restaurante e obter mais informações sobre o mesmo: reputação online, pequena descrição e algumas avaliações.
    Graças às melhorias introduzidas no reconhecimento de voz e imagem, os utilizadores terão um acesso mais rápido a todos os conteúdos relacionados com a reputação online de um negócio, pelo que a reputação digital tornar-se-á crucial para os restaurantes.

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  • Redes sociais são as novas agências de tendências
    Tal como a moda, a comida é um dos tópicos mais populares nas redes sociais. Nomeadamente no Instagram,  que possui perfis de centenas de influenciadores, cozinheiros e restaurantes que estão a moldar o futuro do mercado de catering ao partilhar novas tendências e receitas com os seus seguidores.
    No ano passado, por exemplo, um cozinheiro australiano lançou o conceito de “Freakshakes“. O elevado sucesso da sobremesa no Instagram fez disparar a procura e levou a que vários restaurantes a incluissem no seu menu.
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“Freakshakes”