Skip links

Governo francês cria plataforma para formação e emprego

  • O Governo francês lançou uma nova plataforma para responder aos novos desafios da formação e emprego.
  • A CPA (Conta Pessoal de Atividade Profissional) tem uma abordagem citizen-centric e assenta num processo de inovação aberta.

O Digital provocou alterações sociais profundas, levando várias empresas a expandir os seus modelos de negócios e de operações. E para as entidades governamentais representa também novos desafios. O governo francês percebeu esta transformação e lançou uma plataforma de inovação aberta e citizen-centric, para ir ao encontro das novas necessidades ao nível da formação e emprego.

A CPA (Conta Pessoal de Atividade Profissional) está a aberta a todos os profissionais (setor privado, público, empregados por conta própria, à procura de emprego) e permite fazer a própria gestão de carreira. Os cidadãos podem decidir se querem obter formação, receber acompanhamento num projeto de criação de uma start-up, certificação de competências, transferências para part-time ou reforma antecipada, por exemplo.

Através da CPA é possível:

  • consultar as possibilidades de formação (em função do seu perfil);
  • ter apoio na definição de um projeto profissional;
  • criar um projeto de formação;
  • consultar salários, independentemente do empregador.

O portal cruza diferentes bases de dados e recolhe os dados gerados durante a navegação dos utilizadores. Estas informações estão acessíveis a programadores externos para que estes criem novos serviços digitais e expandam a oferta da CPA. Esta é uma plataforma assente em APIs, adaptável a utilizações futuras e que permite ampliar o seu conhecimento e proposta de valor em benefício de todos.

Este projeto contou com a consultoria da FABERNOVEL INNOVATE.