Skip links

Axa adota contratos inteligentes nos seguros para voos

  • Axa está a utilizar “contratos inteligentes” para processar reembolsos automaticamente.

A Axa está a testar um novo produto nos seguros para voos. A Fizzy é a nova plataforma da seguradora para processar pagamentos automaticamente, através da ativação de “contratos inteligentes”. Caso caso o voo se atrase mais de 2 horas, a Fizzy reembolsa imediatamente os beneficiários do seguro.

A Axa guarda os dados dos voos adquiridos e o contrato  numa rede protegida com sistema Blockchain da Ethereum. O “contrato inteligente” está ligado às bases de dados de tráfego aéreo a nível global (através de API´s) e, assim que é identificado um atraso superior a 2 horas, o reembolso efectuado.

Através desta plataforma – e da tecnologia Blockchain -, a Axa está a melhorar dois drivers-chave de negócio: conveniência e transparência. Os contratos inteligentes dispensam a necessidade de reportar o atraso à seguradora e o tomador do seguro conhece, à priori, qual é o valor do reembolso.

A seguradora está também a ponderar que os pagamentos feitos pela Fizzy venham a ser feitos com a moeda digital Ether (utilizada na rede Ethereum).

Começar “pequeno”, com uma solução isolada, é uma boa forma de desenvolver know-how para aplicações mais avançadas no domínio da Blockchain. Com a Fizzy, a Axa está a introduzir uma solução que não envolve grandes alterações no comportamento do utilizador final, de fácil adoção e que melhora a experiência dos clientes.