Skip links

Design Thinking ou a arte de inovar

françois

Artigo de François Truong, senior change marker no FABERNOVEL


Contrariamente ao que se diz nos artigos da imprensa, o Design Thinking não resolve todos os problemas. Contudo, esta metodologia de inovação centrada no utilizador e o seu contexto podem mudar completamente a visão que tem sobre a sua empresa.

Voltemos um pouco atrás. O Design Thinking teve origem nos anos de 1950 com a invenção do brainstorming pelo publicitário americano Alex Faickney Osborn. Um pouco mais tarde, foi em Stanford que o conceito emergiu verdadeiramente com a aparecimento do design centrado no utilizador, um método baseado na observação e interpretação de comportamentos, utilizações e emoções.

Só nos anos de 1990 é que a agência americana IDEO difundiu a sua utilização no seio das empresas: o design deixou de se limitar à conceção de objetos, passando a poder resolver problemas de qualquer natureza. Durante os anos 2000, os GAFA fizeram do design thinking uma verdadeira marca registada. No ano passado, a Google Ventures, fundo de investimento especializado no acompanhamento de startups, lançou o livro Sprint com o objetivo de “resolver problemas importantes e testar novas ideias em 5 dias”.

Bastante atrativo. Por detrás deste título promissor, o livro oferece conselhos valiosos para todos os que desejem mudar a sua perspetiva sobre inovação. Infelizmente, aqui e em qualquer outro caso, não existem receitas milagrosas e seguir um método à risca não garante que o seu projeto seja bem-sucedido.

O Design Thinking resume-se, frequentemente, numa sucessão de etapas a seguir. Mas, é acima de tudo uma filosofia a difundir na sua empresa: human-centric. Vejamos como.

O Design Thinking como veículo de empatia

  • Se o Design Thinking permite trazer soluções inovadoras, é de esperar que permita perceber melhor os utilizadores, mais além do que os numerosos estudos de opinião de que as empresas já dispõem. Compreender o cliente é colocar-se no lugar dele, observá-lo no terreno, questioná-lo. Em resumo, saber o que o utilizador diz, pensa, sente, entende.Tim Brown, pioneiro deste método, faz referência à capacidade dos designers de mergulhar na empatia para perceber o contexto do utilizador e responder melhor às suas expectativas. Seja qual for o produto ou serviço em questão. É este o foco do Design Thinking: utilizar a abordagem e as ferramentas do designer para imaginar e conceber novos produtos e serviços com base nas necessidades dos utilizadores finais (cliente, colaborador, partner ou, até, cidadão) e não unicamente no contexto da sua empresa (competências atuais, constrangimentos internos e externos).
  • O Design Thinking torna possível acelerar os ciclos de inovação na sua empresa graças ao feedback dos seus utilizadores. Já não é uma questão de esperar pelo produto perfeito, um primeiro protótipo tangível é suficiente para encontrar os primeiros feedbacks. Porque, como explica o fundador do LinkedIn Reid Hoffman, “se não tiver vergonha da primeira versão do seu produto, é porque o lançou demasiado tarde”.
  • O Design Thinking permite quebrar silos e tornar a comunicação mais fluída na organização através de equipas multidisciplinares. Ao clarificar os papéis de cada um, evita-se a questão de “atirar a pedra” a outro departamento, como responsável pela inércia num projeto. Três tipos de perfil são essenciais para maximizar as hipóteses de sucesso de uma inovação: designers, que garantem o desejo pelo produto ou serviço, engenheiros, que garantem a viabilidade técnica, e analistas, que garantem a viabilidade económica.

No final do dia, quer sejam os Recursos Humanos, o IT, o serviço jurídico, o Marketing ou as Finanças, todas as funções da empresa estão envolvidas. Graças ao Design Thinking pode-se simplificar a subscrição de um serviço, melhorar o processo de integração de um novo colaborador, agilizar os pedidos de equipamentos informáticos e tornar o reporting mais legível.

Todos estes exemplos vêm de workshops com os nossos clientes, grandes organizações que operam nas indústrias de media, seguros, banca, energia, transportes. Certos protótipos, pensados para responder a estas questões, deram origem a projetos reais, depois de testados e de passar por um processo de iteração. Outros não. Mas uma coisa é certa, todos contribuíram para conhecer melhor o utilizador final. Todos contribuíram também para ajudar a acelerar o ciclo de inovação e fortalecer a colaboração entre as equipas que, por vezes, não interagem.

É verdade, o Design Thinking não vai resolver todos os seus problemas. Irá permitir-lhe descobri-los e promover a sensibilização das equipas. Contudo, é urgente interessar-se por esta matéria, seja qual for o seu trabalho ou setor de atividade. Não tanto pelo resultado que lhe trará, mas pelo estado de espírito que irá difundir nas equipas. 


Acompanhe as últimas atualizações em vídeo nos nossos media sociais:

Gostaria de integrar o Design Thinking na estratégia de inovação da sua empresa? Contacte o FABERNOVEL INSTITUTE:

Leave a comment

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.