Skip links

Whim: Mobilidade ilimitada on-demand

  • A Whim é uma App de mobilidade que permite aceder a múltiplos meios de transportes ilimitadamente.
  • A startup finlandesa aposta num modelo de subscrição mensal – incluindo também a opção pay-as-you-go – para implementar o seu serviço.

A MaaS Global, startup finlandesa, lançou um serviço de subscrição mensal que permite aceder a vários meios de transporte de forma ilimitada e on-demand. Através da App Whim, a empresa agrega serviços de bike-sharing, ride-sharing, táxis, transportes públicos, aluguer de automóveis, etc, permitindo aos seus utilizadores planear e reservar as suas viagens, combinando diferentes opções de transporte.

rewards_whimA experiência do utilizador é um dos principais focos da startup para se tornar um player na área da mobilidade. É por isso que oferece também uma opção pay-as-you-go e recorre a algoritmos de inteligência artificial para ir “afinando” o planeamento automático de viagens e tornar a utilização mais fluída.

Além disso, adotou um “sistema de incentivos”que promove a mobilidade sustentável, recompensando os utilizadores através de “bónus” com base nas suas opções de deslocação.

Para além da conveniência, o interessante neste modelo one-stop-shop é que, com esta plataforma “APIfiável” que permite encaixar novos serviços como peças de lego, a Maas Global não perde a relação direta com o cliente e pode recolher uma quantidade massiva  de dados sobre as deslocações urbanas de cada um.

À medida que expande a sua base de utilizadores, o seu modelo de negócio pode evoluir para a integração de um leque de serviços complementares, com base na localização do utilizador.

A empresa captou um investimento de 14,2 milhões de euros, liderado pela Toyota Financial Services do Japão e pela seguradora Aioi Nissay Dowa Insurance, para promover a sua expansão internacional.


Se a transformação na indústria de mobilidade é importante para a sua empresa, contacte a Fabernovel:

[contact-form-7 id=”96407″ title=”Contacto Artigos”]