Skip links

Implante 3D funde-se com ossos fraturados

  • Um novo implante 3D promete revolucionar a forma como os ossos recuperam após uma fratura.

Um novo implante em cerâmica, impresso em 3D, pode vir a disromper os métodos tradicionais utilizados no tratamento de fraturas. O implante, que foi desenvolvido por investigadores da Universidade de Sydney, na Austrália, tem uma composição semelhante à de um osso e é utilizado para preencher as zonas onde este está em falta.

À medida que o osso recupera, o implante 3D tem a capacidade de se dissolver gradualmente, numa espécie de fusão com o osso fraturado. E uma vez que possui características idênticas à de um osso real, consegue dissolver-se de forma natural sem efeitos secundários tóxicos, dado que o corpo não o rejeita porque não consegue identificar diferenças.

A “permeabilidade” do implante permite que este sirva como um alicerce através do qual o osso e os vasos sanguíneos se podem regenerar, sendo uma solução revolucionária, tornando obsoletos os métodos como a colocação de parafusos ou cavilhas.

osso-partido
®Pixabay

O implante já foi testado com sucesso em animais, que foram capazes de caminhar imediatamente após a cirurgia. Segundo os investigadores, em 3 meses, 25% das fraturas recuperaram completamente e num ano cerca de  88%.