Skip links

Medical Realities: transformação na formação de cirurgiões

  • As tecnologias de realidade virtual e de realidade aumentada estão a transformar a forma como os médicos cirurgiões recebem formação.
  • E se o futuro passar por cirurgias em que médicos de várias partes do mundo se juntam em avatares no bloco operatório?

 

A formação de médicos cirurgiões está em plena transformação, graças à realidade virtual e à realidade aumentada. A Medical Realities é uma plataforma educativa que tem impulsionado um futuro em que estas tecnologias são instrumentos de trabalho e de formação na sala de operações.

A App da Medical Realities permite aos (futuros) cirurgiões uma aprendizagem imersiva em que podem acompanhar virtualmente cirurgias como se estivessem no bloco operatório. E isto eleva a experiência de aprendizagem para outro nível: ao colocar uns óculos de realidade virtual, estes profissionais conseguem ter, literalmente, uma perspetiva 360º da operação, tendo uma noção de como a equipa interage e de toda a dinâmica envolvida no procedimento.

A Medical Realities tem vindo também a disponibilizar gratuitamente tutoriais em vídeo. O co-fundador da empresa, o cirurgião Shafi Ahmed, transmitiu uma operação através dos óculos de realidade aumentada do Snapchat, Spectacles, que gravam vídeos de curta duração.

Uma revolução na medicina a caminho 

E se o futuro passar por cirurgias em que médicos de várias partes do mundo se juntam em avatares nas salas de operações e acompanham o médico que está no bloco operatório? O co-fundador da Medical Realities, o médico Shafi Ahmed, já conduziu uma operação neste “formato”, em que juntou virtualmente cirurgiões do Reino Unido e Índia, utilizando óculos HoloLens, da Microsoft.

 

 

 

Leave a comment

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.