Skip links

DESTAQUES GAFANOMICS® [28/MAI/2018]

06-PATRICIA-CIRCULAR

Por Patrícia Silva, Gestora de Comunicação e Marketing na FABERNOVEL INNOVATE Lisboa

“Destaques GAFAnomics®” é uma compilação dos artigos mais importantes partilhados internamente pela equipa da FABERNOVEL.

Boring Company vai oferecer viagens por 1 dólar

Boring Company

Elon Musk apresentou o plano da Boring Company para Los Angeles. O túnel que a empresa planeia construir vai servir de infraestrutura para um sistema de transporte público, através do qual veículos elétricos vão transportar até 16 passageiros, a 240 km/h.

O primeiro trajeto será da baixa de Los Angeles até ao aeroporto da cidade. São cerca de 18 quilómetros, em 8 minutos, por 1 dólar – menos de metade do preço de um bilhete de autocarro.

O plano da Boring Company supera as limitações da infraestrutura tradicional, permitindo construir o número de faixas que forem necessárias. Além disso, pode também impactar o futuro da mobilidade autónoma, mostrando o caminho para um sistema completamente novo, concebido para “receber” os automóveis autoguiados.

Pode ver aqui a explicação de Elon Musk sobre o plano para transformar a indústria da mobilidade:


Amazon posiciona-se na venda de serviços de streaming

Amazon Channels

A Amazon tornou-se um dos principais canais para a venda online de serviços de streaming on-demand de TV. Mais de metade destas subscrições são feitas através da Amazon Channels, um agregador deste tipo de serviços, exclusivo aos membros do Amazon Prime.

Para além dos 119 dólares/ano pagos pelos membros do Amazon Prime, a empresa gera receitas, com margens elevadas, ao cobrar uma comissão por subscritor/mês às empresas que vendem os seus serviços através da Amazon Channels.

Outra grande vantagem é o facto de assegurar o contacto direto com o consumidor. Mesmo que os membros do Prime subscrevam serviços de outras empresas de media, continuam ligados à interface da Amazon.

Microsoft compra Semantic Machines

Satya Nadella, Cortana

A Microsoft adquiriu a Semantic Machines, uma startup de inteligência artificial especializada em computação conversacional, para tornar a sua assistente virtual mais poderosa, com uma linguagem mais próxima do natural.

Graças ao sistema operativo Windows, a assistente virtual da Microsoft, Cortana, está presente em centenas de milhões de dispositivos e tem o potencial de atrair utilizadores que poderão querer continuar a utilizar esta assistente virtual através de uma coluna inteligente.

A Microsoft quer tornar-se mais competitiva em relação aos GAFA (Google, Apple, Facebook e Amazon) no território das assistentes virtuais. Todas estas empresas estão a tentar tornar as suas assistentes virtuais mais “humanas” e já vimos exemplos surpreendentes, como o que a Google mostrou na última conferência para programadores.

YouTube lança serviço de streaming de música

O YouTube lançou o YouTube Music, um novo serviço de streaming de música que vai concorrer com a Apple Music, Spotify e Amazon Music Unlimited.

O serviço vai dar acesso a milhares de playlists e a versões originais de milhões de músicas (tem uma versão gratuita, com publicidade, e uma versão premium, sem publicidade).

A biblioteca de conteúdos de vídeo do YouTube pode ajudar o YouTube Music a criar alguma diferenciação em relação aos grandes serviços de streaming de música Apple Music e Spotify. O serviço pode vir a recomendar vídeos com base em músicas ouvidas, como atuações ao vivo e entrevistas em televisão.

 

 


GAFAnomics® [ga-fɑː-nom-iks], substantivo: Novo modelo económico em rede, inspirado pelos GAFA – Google, Apple, Facebook e Amazon – que integra Unicórnios (startups com valorização acima de mil milhões de dólares), gigantes chineses de tecnologia e todas as empresas que mudam as nossas vidas através da tecnologia e inovação.

Outros acrónimos de empresas que seguem estratégias GAFAnomics®:
NATU – Netflix, AirBnB, Tesla e UBER
DUMITA – Baidu, Xiaomi, Tencent e Alibaba (os GAFA chineses).

Durma descansado, os GAFA estão a trabalhar… possivelmente para transformar (disromper) a sua indústria.

ESTUDOS GAFAnomics®:

TESLA: Uploading the Future
GAFAnomics: Nova Economia, Novas Regras
GAFAnomics: 4 super poderes, na NetworkEconomy
UBER: O vírus dos transportes
Amazon: O império escondido
Facebook: A startup perfeita
LinkedIn:  A rede séria

Que tornar a sua empresa numa empresa GAFAnomics® ?
Contacte a FABERNOVEL INNOVATE:

”]