Skip links

Auchan vai alargar rede de lojas automatizadas

  • A Auchan vai abrir lojas automatizadas, Auchan Minute, em Paris.
  • A empresa já possui uma rede de 750 lojas com este conceito na China.

 

A Auchan vai abrir, em Paris, lojas de conveniência automatizadas Auchan Minute. A empresa já possui uma rede de 750 lojas deste tipo – sem caixas de pagamento, abertas 24 horas por dia – na China.

O modelo de funcionamento deverá ser equivalente ao que existe na China: os clientes utilizam o smartphone para entrar na loja (scan de um QR Code), fazem o scan dos produtos, que vão sendo, automaticamente, adicionados à lista de compras virtual. Feito o pagamento online, confirmam no smartphone que a lista de compras corresponde ao pagamento e saem da loja.

Apesar do crescimento do e-commerce, as lojas ainda têm um papel importante na experiência do utilizador e estes pontos de venda “figital” podem tornar o retalho mais conveniente e permitir recolher dados relevantes.

Através das lojas Auchan Minute, a Auchan pode criar novos pontos de venda, em novos locais, dada a dimensão reduzida das lojas e o facto da necessidade de staff ser, significativamente, reduzida. Com isto, possibilita também uma redução dos custos operacionais.

Dados e visão única do clientes

Esta é uma forma de recolher dados relevantes sobre o consumidor. Ao permitir pagar com o smartphone (online) produtos que estão em loja (offline), a Auchan contrói uma visão única do cliente, que cruza os dois canais de compra. Isto permite-lhe ter uma visão mais ampla dos interesses e hábitos de compra de cada cliente.

Esta visão única do cliente pode ajudar também a melhorar a eficiência da gestão de inventário: permite perceber o que os clientes numa determinada área compram online e utilizar esses dados para determinar os produtos vendidos em loja. Além disso, pode permitir também recomendar produtos online com base nas compras feitas offline.


A transformação na indústria do retalho é importante para a sua empresa? Contacte a FABERNOVEL: