Skip links

JP Morgan: pagamentos instantâneos com moeda digital

  • O JP Morgan criou uma moeda digital que permite a empresas fazer pagamentos instantâneos.
  • O banco está a fazer um teste isolado da blockchain para explorar o potencial desta tecnologia.

 

O JP Morgan criou uma moeda digital, chamada JPM Coin, que vai permitir fazer pagamentos internacionais instantâneos, através da rede blockchain do banco. Os testes vão começar a ser feitos com um grupo mais reduzido de clientes, em transferências entre empresas.

A moeda tem o mesmo valor do dólar: ao contrário da Bitcoin, não está sujeita a alterações significativas de valor e é totalmente controlada pelo banco. Assim que é feito um pagamento, as JPM Coins podem ser convertidas para dólares.

Vai ser possível utilizar a moeda para transações de securities, como, por exemplo, para a compra de dívida pública por investidores institucionais. Além disso, as grandes empresas que utilizam os serviços do tesouro do JP Morgan podem fazer transferências em JPM Coins e passar a incluir montantes nos balanços sem ter de receber, efetivamente, o dinheiro da empresa-mãe.

No futuro, a moeda pode vir também a ser utilizada para pagamentos através de objetos conectados.

Este pode ser um passo importante para o JP Morgan para começar a explorar o potencial da tecnologia blockchain que vai ter impacto não só na banca, como em muitas outras indústrias.

Ainda vão demorar décadas até a Blockchain penetrar na infraestrutura económica e social, mas é importante que as empresas se comecem a preparar para “sobreviver” a esta nova economia.


A transformação na indústria da banca e dos seguros é importante para a sua empresa? Contacte a FABERNOVEL:

Leave a comment

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.