Skip links

Airbnb e Google reforçam aposta na reserva de hotéis

Por Sandra Lucas Ribeiro, COO da FABERNOVEL Lisboa

Destaques GAFAnomics®, as notícias mais relevantes das empresas que lideram a nova economia, partilhadas pela equipa da FABERNOVEL.


 

Airbnb e Google reforçam aposta na reserva de hotéis

O Airbnb está reforçar o investimento em reserva online de hotéis, através da compra anunciada da HotelTonight, uma App de reservas de última hora, onde estão presentes as grandes cadeias de hotéis de todo o mundo.

Este é mais um movimento estratégico do Airbnb, para se tornar uma plataforma de viagens end-to-end, a juntar à confirmação de que está a negociar com vários operadores aéreos, para vender também bilhetes de avião. Duas fortes entradas em terrenos onde já há players muito maduros.

Precisamente a Google tem criado vários serviços na área das viagens, como o Google Destinations, o Google Flights e o Google Trips e, agora, fechou o ciclo com o lançamento de um motor de pesquisa e reserva de hotéis.

A Google leva uma forte vantagem, quer pela relevância na pesquisa, quer pelos serviços como o Google Maps e o Street View que vão certamente incentivar a utilização deste novo serviço de reserva de hotéis.

Uber disponibiliza cozinhas partilhadas para restaurantes

A Uber está a disponibilizar cozinhas partilhadas, em Paris, que podem ser alugadas por restaurantes para distribuir refeições através do UberEats.

Depois das infraestruturas digitais, a Uber aposta agora nas infraestruturas físicas e, neste caso, é uma clara ajuda a empresas de restauração que querem expandir para novas zonas, a baixos custos.

Estas cozinhas partilhadas pretendem responder ao aumento da procura de refeições on-demand, permitem otimizar custos e entregas com maior rapidez, pelo facto de centralizarem a produção num único sítio.

Quem também já tinha percebido esta oportunidade foi Travis Kalanick, o fundador e ex-CEO da Uber (afastado em 2017). Travis criou a Cloud Kitchens, uma cozinha para empresas que preparam refeições on-demand.

PayPal investe em empresa de e-commerce da Argentina

O PayPal investiu 750 milhões de dólares na MercadoLibre, uma empresa Argentina que é líder de mercado em e-commerce na América Latina e que oferece também soluções de pagamentos em 18 países da região.

O grande objetivo do PayPal é explorar o mercado de e-commerce da América Latina, que está em grande crescimento.

Conteúdos da NBA vão ser distribuídos em sites da Alibaba

O Grupo Alibaba alargou a parceria com a NBA China e, pela primeira vez, vai distribuir conteúdos da liga americana de basquetebol nos sites de e-commerce Tmall e Taobao, na plataforma de streaming de vídeo Youku e no browser e plataforma de conteúdos UC.

A Alibaba vai personalizar os conteúdos mostrados, que vão incluir os melhores momentos e clássicos dos jogos e, ainda, programas originais.

A parceria inclui a venda de merchandising da NBA aos cerca de 700 milhões de utilizadores destas plataformas.


GAFAnomics® [ga-fɑː-nom-iks], substantivo: Novo modelo económico em rede, inspirado pelos GAFA – Google, Apple, Facebook e Amazon – que integra Unicórnios (startups com valorização acima de mil milhões de dólares), gigantes chineses de tecnologia e todas as empresas que mudam as nossas vidas através da tecnologia e inovação.

Outros acrónimos de empresas que seguem estratégias GAFAnomics®:
NATU – Netflix, AirBnB, Tesla e UBER
BATX – Baidu, Alibaba, Tencent e Xiaomi (os GAFA chineses).

Durma descansado, os GAFA estão a trabalhar… possivelmente para transformar (disromper) a sua indústria.

ESTUDOS GAFAnomics®:

WeChat: The shape of connected China
TESLA: Uploading the Future

GAFAnomics: Nova Economia, Novas Regras
GAFAnomics: 4 super poderes, na Network Economy
UBER: O vírus dos transportes
Amazon: O império escondido
Facebook: A startup perfeita
LinkedIn:  A rede séria

Que tornar a sua empresa numa empresa GAFAnomics® ?
Contacte a FABERNOVEL: