Skip links

Lyft entra em bolsa


Por Patrícia Silva, Gestora de Marketing e Comunicação na FABERNOVEL Lisboa

Destaques GAFAnomics®, as notícias mais relevantes das empresas que lideram a nova economia, partilhadas pela equipa da FABERNOVEL.

Lyft entra em bolsa

A Lyft, a rival da Uber na América do Norte, entrou em bolsa, com uma capitalização bolsista de 24 mil milhões de dólares.

A empresa opera em 300 mercados nos Estados Unidos (quota de mercado de 39%) e no Canadá e duplicou as receitas em 2018, para um total de 2 mil milhões de dólares.

A Uber também está prestes a entrar em bolsa e espera-se que atinja uma capitalização bolsista de 120 mil milhões de dólares.

Spotify compra Parcast

O Spotify comprou a Parcast, um estúdio de podcasts que lhe vai permitir aumentar os conteúdos de crime, mistério e ficção científica.

Esta é a terceira aquisição de empresas de podcasts, este ano, depois da compra da produtora Gimlet Media e da Anchor, uma plataforma que permite criar podcasts e integrar a sua distribuição com as principais plataformas.

O Spotify percebeu que os podcasts são uma oportunidade de negócio relevante e em forte crescimento.

Facebook avalia pagar aos Media por conteúdos

O Facebook está novamente a tentar atrair os Media. Depois dos Instant Articles, que permitem integrar conteúdos no Facebook e a partilha de receitas de publicidade, está, agora, a avaliar a criação de uma seção de notícias nova, pagando diretamente aos Media pelo fornecimento de conteúdos.

Esta é uma tentativa de resposta ao recente serviço Apple News+.

Mais uma vez, Mark Zuckerberg está a provar que é capaz de fazer mudanças rápidas e responder às necessidades dos utilizadores e aos concorrentes.

Tencent está a testar plataforma de streaming de jogos

A Tencent está a testar a Start, uma plataforma de streaming de jogos, semelhante à Stadia, que a Google anunciou recentemente. Este tipo de serviços permite fazer o stream de jogos em qualquer dispositivo, através da cloud.

A Tencent é a maior empresa de videojogos na China, e adquiriu os direitos de alguns dos jogos mais populares do mundo, como por exemplo o Fortnite.

O streaming é a nova grande tendência no mercado de videojogos que vale 180 mil milhões de dólares.


GAFAnomics® [ga-fɑː-nom-iks], substantivo: Novo modelo económico em rede, inspirado pelos GAFA – Google, Apple, Facebook e Amazon – que integra Unicórnios (startups com valorização acima de mil milhões de dólares), gigantes chineses de tecnologia e todas as empresas que mudam as nossas vidas através da tecnologia e inovação.

Outros acrónimos de empresas que seguem estratégias GAFAnomics®:
NATU – Netflix, AirBnB, Tesla e UBER
BATX – Baidu, Alibaba, Tencent e Xiaomi (os GAFA chineses).

Durma descansado, os GAFA estão a trabalhar… possivelmente para transformar (disromper) a sua indústria.

ESTUDOS GAFAnomics®:

WeChat: The shape of the connected China
TESLA: Uploading the Future

GAFAnomics: Nova Economia, Novas Regras
GAFAnomics: 4 super poderes, na Network Economy
UBER: O vírus dos transportes
Amazon: O império escondido
Facebook: A startup perfeita
LinkedIn:  A rede séria

Que tornar a sua empresa numa empresa GAFAnomics® ?
Contacte a FABERNOVEL:

Leave a comment

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.