Skip links

Tesla vai lançar táxis autoguiados em 2020

Por Sandra Lucas Ribeiro, COO da FABERNOVEL Lisboa

Destaques GAFAnomics®, as notícias mais relevantes das empresas que lideram a nova economia, partilhadas pela equipa da FABERNOVEL.

Tesla vai lançar táxis autoguiados em 2020

A Tesla anuncia que vai lançar um serviço de táxis autoguiados, ou seja sem motorista, já em 2020, nos EUA.

Elon Musk já tinha apresentado a sua visão no Master Plan 2 da Tesla e afinal, parece que tudo pode acontecer já no próximo ano.

O modelo apresentado permite que os proprietários de carros Tesla possam alugá-los, colocando-os disponíveis quando não estão a utilizá-los. Com isto, a Tesla prevê 1 milhão carros disponíveis a circular.

Para viabilizar este serviço, a empresa está a acelerar os progressos de software e hardware e anunciou que todos os carros, fabricados a partir de agora, têm os requisitos para ser 100% autoguiados.

Este novo serviço da Tesla pode pôr em causa a Uber, a Lyft e Waymo da Google, que já lançou (em pequena escala) um serviço de ride-sharing com carros autoguiados.


Uber ATG capta mil milhões de dólares

A unidade de tecnologia para condução autónoma da Uber recebeu mil milhões de dólares de três investidores japoneses: Vision Fund (fundo de investimento da japonesa Softbank), da Toyota e da fornecedora de componentes automóveis Denso.

O investimento valorizou esta unidade de negócio da Uber em mais de 7 mil milhões de dólares da qual se espera brevemente um spin-off.

Amazon lança serviço de música gratuito para smart speakers

A Amazon lançou um serviço de streaming de música gratuito, exclusivo para as suas smart speakers, com mais de 2 milhões de músicas.

À semelhança do Spotify, o serviço integra publicidade, o que permite à Amazon rentabilizar a sua base de utilizadores das colunas Amazon Echo.

Além disso, cria uma “barreira” à utilização de outras plataformas e pode servir como um motivador para aumentar o número de subscritores pagantes do serviço de streaming de música premium Amazon Music.

Grab vai lançar novos serviços em Singapura

A Grab, uma super App do Sudeste Asiático que começou com serviços de mobilidade, vai agora integrar quatro novos serviços em Singapura:

  • Vídeo on-demand
  • Reserva de hotéis
  • Bilhetes para eventos
  • e um trip planner.

 

Este alargamento de oferta já tinha sido feito pela Grab na Indonésia. Como costumamos dizer das empresas GAFAnomics, já não há mercado, apenas clientes…e este é mais um exemplo em que a user-centricity se sobrepõe à ideia de core-business.

 


GAFAnomics® [ga-fɑː-nom-iks], substantivo: Novo modelo económico em rede, inspirado pelos GAFA – Google, Apple, Facebook e Amazon – que integra Unicórnios (startups com valorização acima de mil milhões de dólares), gigantes chineses de tecnologia e todas as empresas que mudam as nossas vidas através da tecnologia e inovação.

Outros acrónimos de empresas que seguem estratégias GAFAnomics®:
NATU – Netflix, AirBnB, Tesla e UBER
BATX – Baidu, Alibaba, Tencent e Xiaomi (os GAFA chineses).

Durma descansado, os GAFA estão a trabalhar… possivelmente para transformar (disromper) a sua indústria.

ESTUDOS GAFAnomics®:

WeChat: The shape of the connected China
TESLA: Uploading the Future

GAFAnomics: Nova Economia, Novas Regras
GAFAnomics: 4 super poderes, na Network Economy
UBER: O vírus dos transportes
Amazon: O império escondido
Facebook: A startup perfeita
LinkedIn:  A rede séria

Que tornar a sua empresa numa empresa GAFAnomics® ?
Contacte a FABERNOVEL: