Skip links

Uber entra em bolsa

Por Patrícia Silva, Gestora de Comunicação e Marketing na FABERNOVEL Lisboa

Destaques GAFAnomics®, as notícias mais relevantes das empresas que lideram a nova economia, partilhadas pela equipa da FABERNOVEL.

Uber entra em bolsa

A tão aguardada entrada da Uber em bolsa concretizou-se, com a empresa a atingir uma capitalização bolsista de 69 mil milhões de dólares, no primeiro dia de negociação, o que é claramente abaixo das expectativas dos analistas que apontavam para entre 80 e 90 mil milhões de dólares.

O ano de 2019 ficará marcado como um ano único, na última década, pela quantidade de IPOs de empresas tecnológicas. A Uber sucede ao Spotify, à Lyft ao Pinterest e à Jumia mas, para 2019, estão ainda previstas mais duas entradas em bolsa: a do Slack e a do Airbnb.

Google reforça integração de IA e realidade aumentada em serviços

A Google anunciou no evento para programadores Google I/O novas funcionalidades de inteligência artificial e de realidade aumentada nos seus serviços.

Já está disponível nos smartphones Pixel a funcionalidade de realidade aumentada do Google Maps que permite apontar a câmara do smartphone e ver indicações de como chegar a pé a um destino.

A realidade aumentada vai ser também integrada nas pesquisas em mobile para ver, por exemplo, com mais detalhe produtos antes de os comprar, e para para saber quais são os pratos mais populares em restaurantes. Vai ser possível apontar a câmara do smartphone para ver fotos dos pratos e as avaliações feitas no Google Maps.


WhatsApp prepara expansão internacional dos pagamentos

O WhatsApp vai desenvolver uma nova funcionalidade de pagamentos na aplicação, através da contratação de uma equipa de cerca de 100 colaboradores.

Este anúncio faz parte da expansão internacional que o Facebook está a preparar para o serviço de pagamentos do WhatsApp, que tem vindo a ser testado na Índia, que é o seu principal mercado com mais de 200 milhões de utilizadores.

Amazon testa plataforma para o transporte de mercadorias

A Amazon está a testar um serviço online que permite a contratação de camionistas para o transporte de mercadorias.

Para já, só está disponível em alguns Estados dos Estados Unidos e inclui apenas transportadores selecionados pela Amazon.

O serviço é uma forma de melhorar a gestão de operações de logística e de entrar num mercado lucrativo em que a Uber também está a investir através do Uber Freight.

Youtube lança nova funcionalidade para e-commerce

O YouTube começou a testar uma funcionalidade que disponibiliza recomendações de produtos e preços, com links que apontam para a plataforma de e-commerce Google Express para efetuar a compra.

Esta é mais uma tentativa de desafiar a Amazon no e-commerce, por outro lado, a Amazon está a conquistar território à Google na publicidade online.


GAFAnomics® [ga-fɑː-nom-iks], substantivo: Novo modelo económico em rede, inspirado pelos GAFA – Google, Apple, Facebook e Amazon – que integra Unicórnios (startups com valorização acima de mil milhões de dólares), gigantes chineses de tecnologia e todas as empresas que mudam as nossas vidas através da tecnologia e inovação.

Outros acrónimos de empresas que seguem estratégias GAFAnomics®:
NATU – Netflix, AirBnB, Tesla e UBER
BATX – Baidu, Alibaba, Tencent e Xiaomi (os GAFA chineses).

Durma descansado, os GAFA estão a trabalhar… possivelmente para transformar (disromper) a sua indústria.

ESTUDOS GAFAnomics®:

WeChat: The shape of the connected China
TESLA: Uploading the Future

GAFAnomics: Nova Economia, Novas Regras
GAFAnomics: 4 super poderes, na Network Economy
UBER: O vírus dos transportes
Amazon: O império escondido
Facebook: A startup perfeita
LinkedIn:  A rede séria

Que tornar a sua empresa numa empresa GAFAnomics® ?
Contacte a FABERNOVEL:

Leave a comment

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.