Skip links

Uber anuncia Uber Money

Por Patrícia Silva, Gestora de Comunicação e Marketing na FABERNOVEL Lisboa

Destaques GAFAnomics®, as notícias mais relevantes das empresas que lideram a nova economia, partilhadas pela equipa da FABERNOVEL.

Subscreva o nosso podcast em:
Apple Podcasts | Spotify | Google Podcasts | TuneIn

 

Uber anuncia Uber Money

A Uber anunciou a Uber Money, uma nova divisão de negócio através da qual está a desenvolver produtos financeiros.

As novidades incluem uma carteira digital, para os motoristas e, futuramente, para os clientes, que vai permitir guardar dinheiro e monitorizar todo o histórico de pagamentos.

Está também disponível um cartão de crédito que oferece descontos de 5% nos serviços da Uber e cash back para serviços Uber no valor de 3% gasto em hotéis e restaurantes e 1% em todas as outras compras.

Outra das novidades é uma conta para os motoristas através da qual vão passar a receber instantaneamente o valor cobrado por cada viagem.


Amazon compra Health Navigator

A Amazon comprou a Health Navigator, uma plataforma que pode ser integrada em serviços online de saúde, como telemedicina e call centers, para verificação de sintomas e triagem de pacientes. O valor da compra não foi divulgado.

Inclui ferramentas de processamento de linguagem natural para registar os relatos dos pacientes, os diagnósticos e tratamentos.

A empresa vai integrar o Amazon Care, um programa na área da saúde que a Amazon está a testar com os seus colaboradores.

Esta é a segunda aquisição da Amazon na área da saúde, depois da compra da farmácia online PillPack, por 753 milhões de dólares.

Tesla apresenta novo telhado solar

A Tesla apresentou o Solar Glass Roof, a terceira versão do seu telhado solar que recolhe energia que é depois armazenada nas baterias Powerwall para fornecer eletricidade às habitações e para o recarregamento de veículos.

De acordo com a empresa, os telhados serão mais baratos e a instalação será mais rápida e mais fácil do que as versões anteriores, e espera instalar pelo menos mil telhados solares por semana.

Este investimento permite à Tesla reduzir a dependência da rede energética tradicional e colocar-se numa posição de quase de serviço público, ganhando  vantagem competitiva como player no desenvolvimento de casas inteligentes e energeticamente autónomas.


Apple supera expectativa dos analistas no 4º trimestre

A Apple apresentou os resultados do último trimestre e obteve uma receita de 64 mil milhões de dólares, acima da expectativa dos analistas.

O destaque vai o crescimento das receitas e margem nos serviços, onde se inclui App Store, a Apple Music e o Apple Pay. Este segmento cresceu de 10,5 mil milhões de dólares no trimestre passado para para 12,5 mil milhões dólares.
Os serviços já representam 20% do total de receitas da empresa.

Em 2020, a Apple espera duplicar a receita de serviços comparativamente a 2016. Um objetivo que vai impulsionado por novos serviços como o Apple Card e o novo serviço de streaming de vídeo Apple TV+ já está disponível, desde dia 1 de novembro em 100 países, em Portugal e no Brasil.

Didi vai entrar na Costa Rica

A Didi, empresa que integrou a operação da Uber na China, vai entrar na Costa Rica, naquela que será a sua primeira expansão na América Central.

A empresa tem vindo a disponibilizar o seu serviço em vários países da América Latina, incluindo o México, o Chile, a Colômbia e o Brasil, através da aquisição da empresa 99.

Depois de conquistar a liderança no ride-sourcing na China, a Didi está a tornar-se um player global, com sérias intenções de abalar a Uber.


GAFAnomics® [ga-fɑː-nom-iks], substantivo: Novo modelo económico em rede, inspirado pelos GAFA – Google, Apple, Facebook e Amazon – que integra Unicórnios (startups com valorização acima de mil milhões de dólares), gigantes chineses de tecnologia e todas as empresas que mudam as nossas vidas através da tecnologia e inovação.

Outros acrónimos de empresas que seguem estratégias GAFAnomics®:
NATU – Netflix, AirBnB, Tesla e UBER
BATX – Baidu, Alibaba, Tencent e Xiaomi (os GAFA chineses).

Durma descansado, os GAFA estão a trabalhar… possivelmente para transformar (disromper) a sua indústria.

ESTUDOS GAFAnomics®:

Slack, the future workplace
WeChat: The shape of the connected China
TESLA: Uploading the Future

GAFAnomics: Nova Economia, Novas Regras
GAFAnomics: 4 super poderes, na Network Economy
UBER: O vírus dos transportes
Amazon: O império escondido
Facebook: A startup perfeita
LinkedIn:  A rede séria

Quer tornar a sua empresa numa empresa GAFAnomics® ?
Contacte a FABERNOVEL: