Skip links

Apple WWDC 2020

Por Patrícia Silva, Gestora de Comunicação e Marketing na FABERNOVEL Lisboa

Destaques GAFAnomics®, as notícias mais relevantes das empresas que lideram a nova economia, partilhadas pela equipa da FABERNOVEL.

Subscreva o nosso podcast em:
Apple Podcasts | Spotify | Google Podcasts | TuneIn

Apple WWDC 2020

A Apple apresentou novidades na conferência anual para programadores WWDC, que este ano se realizou, pela primeira vez, em formato totalmente digital.

A empresa anunciou que vai deixar de utilizar processadores da Intel nos Macs e vai passar a utilizar os próprios chips, como já acontece com o iPhone e o iPad. Esta mudança naquele que é o coração e cérebro dos dispositivos terá um enorme impacto no futuro e a Apple definiu o prazo de dois anos para esta mudança estar concluída.

O evento fica marcado pelo anúncio dos novos sistemas operativos para iPhone, Mac, Apple Watch, iPad e Apple TV, com forte melhoria na experiência integrada em todo o ecossistema da Apple. Exemplo disso é o novo watchOS que vai permitir partilhar mostradores personalizados do Apple Watch, o que pode ser uma excelente forma de promover a descoberta de aplicações, uma vez que se o mostrador incluir Apps que a outra pessoa não tem, vai poder fazer o download automaticamente.

Outra das novidades apresentadas foi a ‘App Clips’, que vai permitir aos utilizadores aceder apenas a um serviço de uma App, e fazer o pagamento com Apple Pay, sem ter de fazer o download dessa aplicação, bastando apontar a câmera do smartphone para um QR Code ou uma tag NFC.


Encomendas da Cybertruck aumentam para 650 mil

A empresa americana de serviços financeiros Wedbush estima que a Tesla já tenha recebido mais de 650 mil encomendas para compra da pickup elétrica Cybertruck, o que, a confirmar-se, é um número impressionante.

Esta pickup de design futurista só vai entrar em produção em 2021, mas desde que foi apresentada em novembro de 2019 é possível fazer a reserva com um depósito de apenas 100 dólares.

A versão base da Cybertruck vai ser comercializada por 40 mil dólares e vai ter uma autonomia para 400 quilómetros. Enquanto o modelo topo de gama tem o preço de 70 mil dólares e uma autonomia superior a 800 quilómetros.

Uber passa a fornecedor de software

A Uber está a tornar-se um fornecedor de software-as-a-service. A empresa vai passar a vender a terceiros a sua própria tecnologia de gestão de serviço de motoristas, começando pelas entidades públicas de transportes nos Estados Unidos.

O primeiro contrato foi fechado na Califórnia com a agência pública de autocarros Marin Transit e prevê a utilização do software da Uber num novo serviço de transporte on-demand.

Esta pode vir a ser uma nova fonte de receita para a Uber e, por isso, está a avaliar a possibilidade de venda da utilização da sua plataforma a outras entidades públicas de transporte de todo o mundo.

Software dos carros Tesla já está disponível em português

O software dos carros Tesla vai passar a estar disponível em português, tanto nos carros novos como também naqueles que foram comprados anteriormente, bastando para isso atualizar o software.

Em junho de 2019, a Tesla tornou-se líder do mercado de carros 100% elétricos em Portugal e estima-se que atualmente circulam nas nossas estradas mais de 4 mil Teslas.

Tik Tok vai lançar canal educativo na Europa

A TikTok, uma aplicação chinesa de vídeos acompanhados de música, vai investir 13 milhões de euros para lançar na Europa um canal de educação.

Este novo canal na aplicação vai chamar-se Learn On TikTok e vai cruzar educação e entretenimento, através de vídeos de curta duração que podem incluir desde tutoriais científicos a dicas de culinária.

A instituição pública de gestão de património histórico inglês English Heritage e a Universidade de Cambridge fazem parte do grupo de parceiros, disponibilizando visitas guiadas a monumentos e conteúdos de investigações.

Este não é o primeiro investimento da TikTok na área educativa, em 2019, já tinha lançado na Índia o canal de e-learning EduTok que disponibiliza aulas on-demand de curta duração.


GAFAnomics® [ga-fɑː-nom-iks], substantivo: Novo modelo económico em rede, inspirado pelos GAFA – Google, Apple, Facebook e Amazon – que integra Unicórnios (startups com valorização acima de mil milhões de dólares), gigantes chineses de tecnologia e todas as empresas que mudam as nossas vidas através da tecnologia e inovação.

Outros acrónimos de empresas que seguem estratégias GAFAnomics®:
NATU – Netflix, AirBnB, Tesla e UBER
BATX – Baidu, Alibaba, Tencent e Xiaomi (os GAFA chineses).

Durma descansado, os GAFA estão a trabalhar… possivelmente para transformar (disromper) a sua indústria.

ESTUDOS GAFAnomics®:

The We Company: is real estate a disruptable industry?
Slack, the future workplace
WeChat: The shape of the connected China
TESLA: Uploading the Future

GAFAnomics: Nova Economia, Novas Regras
GAFAnomics: 4 super poderes, na Network Economy
UBER: O vírus dos transportes
Amazon: O império escondido
Facebook: A startup perfeita
LinkedIn:  A rede séria

Quer tornar a sua empresa numa empresa GAFAnomics® ?
Contacte a FABERNOVEL: