Skip links

Therapixel, revolução no diagnóstico de cancro da mama

  • O software da Therapixel, uma startup francesa especializada em inteligência artificial aplicada à área de imagiologia médica, apoia os radiologistas no diagnóstico de cancro da mama.
  • A empresa concebeu também um sistema que permite aos cirurgiões controlar por gestos um ecrã, para aceder a documentos médicos na sala de operações.

Começou por apoiar o trabalho dos cirurgiões no bloco operatório e agora está também focada em ajudar os médicos radiologistas a fazer diagnósticos de cancro da mama. A Therapixel é uma startup francesa especializada em inteligência artificial aplicada à área de imagiologia médica, que foi fundada por Olivier Clatz e Pierre Fillard, dois ex-investigadores da INRIA, o Instituto francês de Investigação em Ciência e Tecnologia.

Mammoscreen é o nome do software que desenvolveu e que analisa mamografias, através de um algoritmo que indica, de imediato, ao radiologista, numa escala de 1 a 10, o nível de suspeita de cancro, sendo capaz de identificar pequenos tumores quase invisíveis ao olho humano.

Com este software, que já é utilizado em hospitais na Europa e nos Estados Unidos, a startup conquistou o prémio DREAM Digital Mammography Challenge, em 2017, um concurso internacional no qual participaram aproximadamente 1.200 equipas de investigação, focadas na utilização de inteligência artificial para a deteção de cancro da mama.

Além de apoiar os radiologistas, a Therapixel concebeu também um sistema que permite aos cirurgiões controlar por gestos um ecrã, onde podem consultar, em 3D, radiografias e outros documentos clínicos analisando a informação e interagindo através de sensores de movimento, o que nos faz lembrar o filme de ficção científica Minority Report. Assim, evita-se, por exemplo, que as luvas sejam contaminadas por equipamentos informático na sala de operações.

 

A Therapixel opera na Europa e nos Estados Unidos e desde que foi fundada em 2013 já captou 5,6 milhões de euros em financiamento.


A transformação na indústria da saúde é importante para a sua empresa, contacte a FABERNOVEL: