Skip links

Hyliion: eletrificação de camiões a combustão

  • A Hyliion é uma empresa americana que converte camiões a combustão, de qualquer fabricante, em camiões híbridos ou totalmente elétricos.
  • O software da empresa mede o desempenho dos camiões e as condições da estrada para permitir ao condutor otimizar a condução.

Subscreva o nosso podcast em:
Apple Podcasts | Spotify | Google Podcasts | TuneIn

Fundada em 2015, pelo engenheiro mecânico e piloto de automóveis Thomas Healy, a Hyliion é uma empresa americana que converte camiões a combustão em camiões híbridos ou totalmente elétricos.

Um dos grandes pontos de diferenciação é, precisamente, o facto de estes sistemas de eletrificação poderem ser incorporados em qualquer camião de longo curso, a diesel ou a gás natural, permitindo assim uma maior eficiência nos custos de operação e uma redução do impacto ambiental.

Neste momento, este sistema híbrido já é utilizado por empresas de transporte e logística, nos Estados Unidos, incluindo a Penske e a Ryder.

A Hyliion vai também comercializar um sistema que permite converter os camiões para 100% elétricos, a que chamou de Hypertruck ERX, em que as baterias são recarregadas através de um gerador a gás natural que é colocado no camião.

Outra das vantagens do sistema da Hyliion é o software que mede o desempenho dos camiões e com a ajuda de algoritmos analisa a performance do motor e as condições da estrada e, assim, permite ao condutor otimizar a sua condução. Este software é atualizado permanentemente, através de ligação à Internet.

A empresa estima que a eletrificação da frota de camiões existente seja um mercado de cerca de 800 mil milhões de dólares.


Se a transformação na indústria de mobilidade é importante para a sua empresa, contacte a FABERNOVEL:

[contact-form-7 id=”96407″ title=”Contacto Artigos”]