A startup francesa Connecting Food desenvolveu uma plataforma que recolhe os dados dos produtores, das marcas e dos distribuidores, para permitir rastrear produtos alimentares, desde os terrenos agrícolas até chegarem ao prato dos consumidores.
Começando pelas matérias primas, passando pelas linhas de produção, todo o processo é rastreado utilizando a blockchain como tecnologia. Os dados são também cruzados com os que já são recolhidos pela indústria, permitindo uma auditoria em tempo real.
A plataforma de SaaS da Connecting Food identifica de imediato quando um produto não cumpre os critérios de qualidade e ajuda, assim, a otimizar o processo.
A solução permite também às marcas promover a qualidade dos produtos e a transparência junto dos consumidores. Com um simples scan aos QR Codes nas embalagens é possível descobrir mais sobre a origem do produto, o impacto em emissões de carbono, verificar se é um produto biológico e se cumpre os critérios de responsabilidade social.
A Connecting Food tem parceria com mais de 40 marcas e milhares de produtores, em França, na Alemanha e em Itália.
Desde que foi fundada em 2016, já captou 8 milhões de euros e tem o fundo Lead Block Partners, focado em tecnologia blockchain, como um dos principais investidores.
Ainda nesta edição: Google AI passa a usar Gmail e Photos | Spotify permite partilha…
Como é que a tecnologia está a revolucionar a indústria musical? Pode tornar a música…
O resumo da semana do SuperToast, 100% gerado por AI.
Ainda nesta edição: ChatGPT gratuito passa a mostrar publicidade | Roblox exige verificação de idade…
O EgoX é um projeto de investigação em inteligência artificial que consegue transformar vídeos para…