O sargaço é um tipo de alga marinha castanha que dá à costa em praias de todo o mundo, por vezes até com um impacto negativo para o turismo. Agora, esta alga está a ser retirada das praias e a ser utilizada de forma inovadora para a construção de casas.
Desenvolvido pelo empreendedor mexicano Omar Vasquez, o Sargablock é um novo tipo de tijolo feito a partir de algas sargaço tornando a construção mais sustentável e acessível.
Estas algas invasoras são recolhidas nas praias. Depois é criada uma mistura com 40% de sargaço e 60% de outros materiais orgânicos. Esta mistura é colocada numa máquina concebida para fazer tijolos de adobe, modificada e adaptada para produzir 3.000 tijolos Sargablock por dia. Para finalizar o processo, os tijolos ficam quatro horas ao sol e estão prontos para ser utilizados.
Com a vantagem de poderem ser reciclados várias vezes, estes tijolos sustentáveis já permitiram a construção de dezenas de habitações no México e a próxima meta é estender o projeto a mais países.
Como é que a tecnologia está a revolucionar a indústria musical? Pode tornar a música…
O resumo da semana do SuperToast, 100% gerado por AI.
Ainda nesta edição: ChatGPT gratuito passa a mostrar publicidade | Roblox exige verificação de idade…
O EgoX é um projeto de investigação em inteligência artificial que consegue transformar vídeos para…
A Google lançou oficialmente o novo Pixel 10a, um smartphone acessível com aposta forte em…