Categories: We Love

Liderar em “manager mode” ou “founder mode”?

Em plena pandemia, em março de 2020, o negócio do Airbnb caiu 80%, em 8 semanas, e alguns questionavam a sua sobrevivência. Pouco antes de tudo isto, estava também já a ser preparada a entrada em bolsa, que se concretizou em dezembro de 2020.

Após ultrapassar a sua “hora mais negra”, o Airbnb terminou 2022 com receitas de 8,4 mil milhões de dólares e, em 2023, entrou, pela primeira vez, na Fortune 500 – a lista das 500 maiores empresas americanas.

Um dos segredos do sucesso foi a liderança de Brian Chesky. O fundador e CEO do Airbnb acredita que há duas formas de liderar uma grande empresa:

  • “Manager mode”: contratar bons profissionais, dizer-lhes o que fazer e dar-lhes espaço para executarem.
  • “Founder mode”: uma liderança ativa, em que o líder acompanha os detalhes da operação, dá novas ideias e afina o produto.

À medida que o Airbnb crescia, Brian Chesky foi aconselhado a seguir o “manager mode” para ganhar escala, mas os resultados não foram os esperados. Para Chesky, não faz sentido um líder não se envolver nos detalhes do negócio. “É como liderar uma cavalaria, sem poder montar um cavalo.”

Neste We Love, recomendo-lhe uma conversa de Brian Chesky com Lenny Rachitsky, que durante 7 anos foi Product Lead no Airbnb, em que Chesky explica como reergueu o Airbnb em “founder mode”.

Nesta transformação, o fundador do Airbnb inspirou-se na forma como Steve Jobs geria a Apple.

“Steve Jobs costumava organizar um retiro anual para o que considerava as 100 pessoas mais importantes da Apple, e estas não eram as 100 pessoas que ocupavam os lugares de topo no organigrama. Consegue imaginar a força de vontade que seria necessária para fazer isto numa empresa normal? E, no entanto, imaginem a utilidade que poderia ter. Poderia fazer com que uma grande empresa se sentisse como uma startup. Provavelmente, Steve não teria continuado a fazer estes retiros se não funcionassem. Mas nunca ouvi falar de outra empresa a fazer isto”, escreveu Paul Graham, fundador e ex-CEO do Y Combinator, num artigo sobre a liderança do Airbnb em “Founder Mode”, que também vale a pena ler.

Patrícia Silva

Gestora de comunicação e marketing na Instinct. Colaborou com a Visão, SIC, Rádio Renascença e duas publicações ligadas às temáticas da Energia e Cidades Inteligentes. Licenciada em Comunicação e Jornalismo pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, com uma Pós-Graduação em Jornalismo Multiplataforma pela Universidade Nova de Lisboa e uma Pós-Graduação em Digital Marketing and Analytics pela NOVA IMS.

Recent Posts

Tech Balance: O impacto da tecnologia na música

Como é que a tecnologia está a revolucionar a indústria musical? Pode tornar a música…

2 dias ago

Resumo da semana: 16 de fevereiro a 20 de fevereiro

O resumo da semana do SuperToast, 100% gerado por AI.

2 dias ago

TikTok lança app para séries curtas

Ainda nesta edição: ChatGPT gratuito passa a mostrar publicidade | Roblox exige verificação de idade…

3 dias ago

EgoX: AI que recria vídeos como se estivéssemos lá

O EgoX é um projeto de investigação em inteligência artificial que consegue transformar vídeos para…

4 dias ago

“There is no great thing that was easy to do.”

Jensen Huang, CEO da Nvidia

4 dias ago

Google Pixel 10a: Tecnologia de topo a preço acessível

A Google lançou oficialmente o novo Pixel 10a, um smartphone acessível com aposta forte em…

4 dias ago