A Google anunciou o Willow, um chip quântico de 105 bits quânticos (qubits).
De acordo com a empresa, o Willow concluiu um teste computacional padrão em menos de 5 minutos, uma tarefa que o supercomputador mais rápido do mundo demoraria cerca de 10 septilhões de anos a completar.
Com este chip, a empresa diz ter conseguido resolver um dos grandes problemas associados aos sistemas quânticos, os erros de processamento quântico, permitindo reduzir os erros exponencialmente à medida que se aumenta a escala, usando mais qubits.
Amazon lança nova família de modelos de AI generativa
A Amazon anunciou o lançamento da Amazon Nova, uma nova geração de modelos de AI generativa. Esta nova ferramenta permite realizar diversas tarefas, como analisar documentos e vídeos ou criar conteúdo visual.
Os seis novos modelos da Amazon Nova, apresentada durante o evento AWS re:Invent, suportam uma vasta gama de tarefas em 200 línguas e múltiplas modalidades.
Por exemplo, o Nova Micro, Nova Lite e Nova Pro, são projetados para entender e processar diferentes tipos de dados, desde texto até imagens e vídeos. Já o Nova Canvas e o Nova Reel estão focados na criação de novos conteúdos, como imagens e vídeos, a partir de instruções simples.
A Amazon Nova vai estar disponível no Amazon Bedrock, um serviço da Amazon Web Services (AWS) que oferece acesso a uma variedade de modelos base (FMs) de alta performance.
Apple faz parceria com chinesa Baidu
A Apple e a Baidu, conhecida pelo seu motor de busca, estão a colaborar para integrar recursos de inteligência artificial nos iPhones vendidos no mercado chinês já a partir do próximo ano.
Esta parceria pretende adaptar os modelos de linguagem de grande escala (LLMs) da Baidu para os dispositivos da Apple, melhorando a experiência do utilizador. Para isso, está a ser utilizado o Ernie 4.0, o modelo de AI mais avançado da Baidu como base para os serviços da Apple e, para otimizar o desempenho, as duas empresas estão a desenvolver versões mais pequenas deste modelo, feitas especificamente para funcionar nos próprios dispositivos.
As duas empresas estão a enfrentar alguns desafios técnicos e de privacidade de dados para garantir que os utilizadores de iPhone na China possam contar com funcionalidades mais inteligentes, como assistentes virtuais mais sofisticados e recomendações personalizadas.
Como é que a tecnologia está a revolucionar a indústria musical? Pode tornar a música…
O resumo da semana do SuperToast, 100% gerado por AI.
Ainda nesta edição: ChatGPT gratuito passa a mostrar publicidade | Roblox exige verificação de idade…
O EgoX é um projeto de investigação em inteligência artificial que consegue transformar vídeos para…
A Google lançou oficialmente o novo Pixel 10a, um smartphone acessível com aposta forte em…