Categories: AR/VR

Portalgraph: leva a realidade virtual para o mundo real

  • O Portalgraph aborda a realidade virtual de maneira inovadora, oferecendo uma experiência visual 3D partilhada sem a necessidade de headsets.
  • Este sistema projeta ambientes virtuais diretamente num ecrã, criando uma espécie de portal que conecta o “aqui” com espaços alternativos.

Imagine olhar para um ecrã e ver um mundo virtual tridimensional, com a capacidade de observar diferentes perspetivas apenas movendo-se: esta é a essência da Portalgraph.

Esta é uma tecnologia inovadora que permite explorar espaços de realidade virtual (VR) com um projetor. Cria uma experiência em que parece existir um espaço real dentro do ecrã de projeção, com possibilidade de ver esse espaço em 3D a partir de qualquer ângulo.

Desenvolvido pela startup japonesa Portalgraph Inc., este sistema projeta ambientes virtuais diretamente num ecrã, criando uma espécie de portal que conecta o “aqui” com espaços alternativos.

O Portalgraph não se limita a ecrãs comuns, permitindo também a projeção de espaços de VR em secretárias, estruturas em forma de caixa com múltiplos ecrãs e tetos, entre outras superfícies.

O Portalgraph identifica o ponto de visualização do utilizador e gera uma imagem 3D alinhada com a sua perspetiva. A identificação do ponto de visualização é feita através de reconhecimento facial com uma câmara web ou pela fixação de um tracker VIVE na cabeça do utilizador. A imagem 3D é compatível com diversos dispositivos, como projetores 3D ou televisões 3D, por exemplo.

Ao contrário dos sistemas de VR tradicionais que exigem headsets imersivos, o Portalgraph oferece uma experiência visual partilhada, onde várias pessoas podem observar o mesmo espaço virtual simultaneamente. Isto abre um leque de possibilidades para aplicações em educação, entretenimento (exposições interativas em museus e galerias de arte) ou até na criação de ferramentas de visualização para arquitetos e designers.

O Portalgraph disponibiliza ainda uma licença para programadores criarem aplicações para a tecnologia.

Esta tecnologia está ainda numa fase de desenvolvimento, tendo sido apresentada na CES (Consumer Electronics Show), uma das maiores feiras de tecnologia do mundo.


INSTINCT

Fundada em 2012, em Lisboa, a Instinct foi uma das primeiras agências de inovação em Portugal. Inspirada pelas empresas líderes na nova economia e com uma abordagem customer-centric, a Instinct ajuda as empresas a mudar o foco: Conhecer os clientes antes da estratégia, pensar numa solução antes da tecnologia e, sobretudo, testar antes de investir. Da consultoria, passando pelo design, pela tecnologia e pela comunicação, a Instinct ajuda as grandes empresas a executar a sua melhor versão de futuro. E-mail: hello@instinct.pt

Recent Posts

Tech Balance: O impacto da tecnologia na música

Como é que a tecnologia está a revolucionar a indústria musical? Pode tornar a música…

2 dias ago

Resumo da semana: 16 de fevereiro a 20 de fevereiro

O resumo da semana do SuperToast, 100% gerado por AI.

2 dias ago

TikTok lança app para séries curtas

Ainda nesta edição: ChatGPT gratuito passa a mostrar publicidade | Roblox exige verificação de idade…

3 dias ago

EgoX: AI que recria vídeos como se estivéssemos lá

O EgoX é um projeto de investigação em inteligência artificial que consegue transformar vídeos para…

4 dias ago

“There is no great thing that was easy to do.”

Jensen Huang, CEO da Nvidia

4 dias ago

Google Pixel 10a: Tecnologia de topo a preço acessível

A Google lançou oficialmente o novo Pixel 10a, um smartphone acessível com aposta forte em…

4 dias ago