A Xampla é uma empresa britânica de inovação, sediada em Cambridge, que desenvolve alternativas biodegradáveis e sem plástico, utilizando proteínas vegetais.
O objetivo principal é criar um substituto para o plástico tradicional que seja natural, biodegradável e que não prejudique o ambiente. A empresa atua no desenvolvimento de polímeros à base de plantas, para oferecer uma solução sustentável para as indústrias de embalagens e cosméticos.
Com tecnologia patenteada, criada a partir de mais de 15 anos de pesquisa na Universidade de Cambridge, a Xampla desenvolveu o que afirma ser o primeiro polímero de proteína vegetal do mundo para uso comercial. Este material, que recebeu a marca “Morro”, é feito a partir de proteínas vegetais e resíduos agrícolas, e não requer modificações químicas. Consegue replicar o desempenho do plástico, mas com uma “história de fim de vida” completamente segura.
Totalmente biodegradável e compostável em qualquer ambiente natural, seja solo ou água, alguns dos seus produtos são comestíveis e seguros para animais selvagens.
A Xampla acredita que a sua solução pode ser facilmente integrada nos processos e equipamentos de fabrico existentes, o que permite às marcas fazer a transição para este material sem grandes impactos operacionais. Através de uma parceria estratégica de licenciamento com a 2M Group of Companies, a empresa está a escalar a sua capacidade de produção para várias toneladas por dia.
O potencial do projeto já atraiu um investimento significativo. A Xampla garantiu um investimento de 14 milhões de dólares numa recente ronda de financiamento.
Como é que a tecnologia está a revolucionar a indústria musical? Pode tornar a música…
O resumo da semana do SuperToast, 100% gerado por AI.
Ainda nesta edição: ChatGPT gratuito passa a mostrar publicidade | Roblox exige verificação de idade…
O EgoX é um projeto de investigação em inteligência artificial que consegue transformar vídeos para…
A Google lançou oficialmente o novo Pixel 10a, um smartphone acessível com aposta forte em…