The Big Ones

Ford apresenta AI e sistema de assistência à condução

A Ford revelou, no CES 2026, um novo assistente de inteligência artificial que vai estrear-se na sua aplicação móvel e chegar aos carros em 2027.

Esta ferramenta, construída com modelos de linguagem avançados e integrada com dados específicos dos veículos, vai permitir responder a perguntas e dar informações detalhadas sobre o automóvel em tempo real.

A marca também confirmou uma nova geração do seu sistema de assistência à condução BlueCruise, mais barata de produzir e preparada para suportar condução autónoma e, no futuro, sem necessidade de olhos na estrada em condições específicas, com lançamento previsto para 2028 em veículos elétricos.

Alphabet adquire empresa de energia

A Alphabet anunciou a aquisição da norte-americana Intersect Power por 4,75 mil milhões de dólares. O objetivo é consolidar a energia e a infraestrutura dos seus data centers, fundamentais para suportar a crescente utilização de inteligência artificial.

O acordo abrange vários projetos de energia e centros de dados, incluindo instalações no Texas e noutras regiões.

Apesar da compra, a Intersect vai manter parte das suas operações independentes, sob a sua própria gestão.

SofBank avança para compra da DigitalBridge

A SoftBank avançou para a compra da DigitalBridge, numa operação avaliada em cerca de 4 mil milhões de dólares.

A DigitalBridge detém e opera centros de dados e redes de fibra, infraestruturas essenciais para serviços digitais e soluções de inteligência artificial. Estes ativos tornaram-se cada vez mais estratégicos com o crescimento da computação em nuvem.

O negócio ainda está sujeito a condições finais e aprovações regulatórias antes de ficar concluído.


Manuel Génio

Fã dos lideres e das empresas da nova economia, está sempre a acompanhar as notícias das grandes empresas tecnológicas. Fala com tanto entusiasmo e conhecimento que até parece que vive em Silicon Valley, que passa férias em Shangai e que não perde uma apresentação de resultados da Apple, Google, Meta, Amazon, Tesla, Netflix e muitas mais. Siga o Manuel Génio no Instagram: https://www.instagram.com/manuel_genio/

Recent Posts

Tech Balance: O impacto da tecnologia na música

Como é que a tecnologia está a revolucionar a indústria musical? Pode tornar a música…

1 dia ago

Resumo da semana: 16 de fevereiro a 20 de fevereiro

O resumo da semana do SuperToast, 100% gerado por AI.

2 dias ago

TikTok lança app para séries curtas

Ainda nesta edição: ChatGPT gratuito passa a mostrar publicidade | Roblox exige verificação de idade…

2 dias ago

EgoX: AI que recria vídeos como se estivéssemos lá

O EgoX é um projeto de investigação em inteligência artificial que consegue transformar vídeos para…

3 dias ago

“There is no great thing that was easy to do.”

Jensen Huang, CEO da Nvidia

3 dias ago

Google Pixel 10a: Tecnologia de topo a preço acessível

A Google lançou oficialmente o novo Pixel 10a, um smartphone acessível com aposta forte em…

4 dias ago