Netflix: Futuro do entretenimento são os conteúdos interativos?

  • O Netflix prepara-se para tornar os seus conteúdos mais interativos.
  • Esta é uma forma de criar maior envolvimento e de monitorizar comportamentos para captar mais dados sobre os utilizadores.

O Netflix e a Amazon Prime Video têm feito investimentos de centenas de milhões na produção de conteúdos originais – o que já lhes valeu até a conquista de…Óscares (!). O digital abriu portas à criação de novas formas de contacto com os utilizadores que estão agora a ser introduzidas ao nível dos conteúdos de vídeo, tornando-os mais interativos e com semelhanças a um jogo.

O Netflix está já trabalhar numa nova tecnologia que permite aos subscritores ter um papel ativo no desenrolar do filme ou da série. Ou seja, tomar decisões em momentos-chave do enredo e controlar o destino dos personagens. O primeiro teste à receptividade dos subscritores será feito, este ano, através de um programa para crianças.

Once you have got interactivity you can try anything – Reed Hastings, CEO do Netflix

Esta é uma forma de criar maior envolvimento e de captar mais dados sobre os utilizadores, com base nas opções que tomam ao longo da história, uma vez que é através da monitorização dos comportamentos e de algoritmos poderosos que a empresa  tem vindo a construir um perfil único de cada um dos seus 93 milhões de utilizadores.

O Netflix não é, no entanto, o primeiro player a apostar neste tipo de conteúdos interativos. O Late Shift (produzido pela &Söhne e CtrlMovie e dirigido por Tobias Weber) assenta num formato pioneiro e inovador, sendo o primeiro filme interativo a permitir que o espectador tenha influência direta na história. É este quem toma decisões pelo protagonista, em tempo real e em poucos segundos, através da App (Apple TV, iPhone e iPad) e permite mais de 180 decisões a tomar, que geram sete finais possíveis.

INSTINCT

Fundada em 2012, em Lisboa, a Instinct foi uma das primeiras agências de inovação em Portugal. Inspirada pelas empresas líderes na nova economia e com uma abordagem customer-centric, a Instinct ajuda as empresas a mudar o foco: Conhecer os clientes antes da estratégia, pensar numa solução antes da tecnologia e, sobretudo, testar antes de investir. Da consultoria, passando pelo design, pela tecnologia e pela comunicação, a Instinct ajuda as grandes empresas a executar a sua melhor versão de futuro. E-mail: hello@instinct.pt

Recent Posts

Microsoft vai lançar loja de videojogos mobile

Ainda nesta edição: Apple compra startup francesa de AI | Lucros da Nvidia aumentam 629% 

2 dias ago

A séculos e galáxias de distância

A série "3 Body Problem" centra-se na exploração do universo e das leis da física…

3 dias ago

Posos apoia médicos nas prescrições médicas

A ferramenta da Posos analisa, em tempo real, mais de 200 fontes médicas, para apoiar…

4 dias ago

Banco JP Morgan prepara-se para lançar chatbot

Ainda nesta edição: Hyundai torna-se principal acionista da startup Motional | Lucros da Sony caem…

5 dias ago