Farfetch, co-inovação na criação da Loja do Futuro

  • A portuguesa Farfetch prepara-se para implementar um novo conceito de Loja do Futuro.
  • Uma nova plataforma permitirá aos retalhistas parceiros aceder a dados de diferentes marcas sobre os hábitos de compra dos clientes.

A Farfetch, empresa de e-commerce no segmento de luxo, desenvolveu um novo conceito de Loja do Futuro: um “sistema operativo” para o retalho físico que liga os dados de múltiplas marcas parceiras sobre os hábitos de compra dos clientes  (o sistema será lançado na Browns, em Londres, e na Thom Browne, em Nova Iorque, no final deste ano).

Este modelo de co-inovação pode ser uma ferramenta poderosa para os retalhistas. Com esta plataforma aberta e flexível, as marcas têm uma visão mais abrangente sobre as preferências e comportamentos dos consumidores, o que permite que se tornem mais relevantes ao hiper-customizar a oferta e a experiência offline e online.

Através de uma API aberta, retalhistas, startups ou marcas são convidados a criar novos serviços “em cima” desta plataforma, que irá possuir:

  • login universal que reconhece o cliente quando entra numa loja;
  • tecnologia RFID que vai adicionando a uma wish list os produtos que o cliente retira dos expositores;
  • um espelho digital que permite aceder ao vestuário da wish list e testar diferentes tamanhos e cores;
  • uma experiência de pagamento mobile semelhante à das Apple Stores.

Com este “cookie offline”, as marcam conseguem saber quanto tempo um cliente despendeu numa loja, que produtos viu e experimentou, que tamanhos veste ou os métodos de pagamento e de entrega escolhidos; e ligar estes dados ao “cookie online” para uma visão integrada dos dois canais. Já pensou nas oportunidades que podem ser criadas ao nível do marketing?

Além disso, esta visão beneficia a interação humana, uma vez que é relevante que o vendedor tenha as ferramentas necessárias para tornar a experiência única e personalizada, “capitalizando” o histórico das interações com os clientes, qualquer que seja a sua natureza: web, mobile, service ao cliente, redes sociais, etc.

O Digital permite, assim, recriar, em grande escala e numa multiplicidade de pontos de contacto, a relação íntima de um comerciante de bairro: conhecer o nome do seu cliente, os seus produtos preferidos, saber quando lhe agradecer pela sua fidelidade e quais as recompensas que lhe podemos oferecer.

INSTINCT

Fundada em 2012, em Lisboa, a Instinct foi uma das primeiras agências de inovação em Portugal. Inspirada pelas empresas líderes na nova economia e com uma abordagem customer-centric, a Instinct ajuda as empresas a mudar o foco: Conhecer os clientes antes da estratégia, pensar numa solução antes da tecnologia e, sobretudo, testar antes de investir. Da consultoria, passando pelo design, pela tecnologia e pela comunicação, a Instinct ajuda as grandes empresas a executar a sua melhor versão de futuro. E-mail: hello@instinct.pt

Recent Posts

AI Precise: para controlar ervas daninhas sem químicos

O AI Precise, da Naware, é um sistema de controlo de ervas daninhas baseado em…

3 horas ago

“A concrete thing beats endless discussion.”

Paul Graham, programador e cofundador da Y Combinator

3 horas ago

SpaceX recebe luz verde para 7.500 satélites Starlink

Ainda nesta edição: NVIDIA apresenta Alpamayo | Meta assina acordos nucleares para crescer em AI

1 dia ago

Quartr Financial Research: uma app que torna a análise financeira mais fácil

A Quartr Financial Research é uma app financeira com inteligência artificial que permite aos utilizadores…

2 dias ago

Google reforça investimento em AI para 185 mil milhões de dólares

Ainda nesta edição: Receitas da Amazon acima das expectativas | SpaceX confirma aquisição xAI antes…

3 dias ago

Como liderar a transformação com AI

Um artigo desenvolvido com recurso a AI que explora como os líderes atuais podem implementar…

5 dias ago