A OpenAI lançou o GPT-4o. O “o” significa omni, porque este novo e poderoso modelo de inteligência artificial permite uma interação por voz, vídeo e texto. E o mais impressionante é que tudo isto é feito em simultâneo.
Por exemplo, se interagirmos por voz para pedir ajuda na resolução de um problema de matemática, a AI é capaz de analisar a imagem no ecrã e de ir dando orientações por voz e em tempo real à medida que se vai resolvendo o problema. Com isto, a interação torna-se muito próxima da que seria com um professor.
Este novo modelo vai permitir também conversar com a AI como se fosse uma videochamada. Vai ser possível apontar a câmara do smartphone para objetos e perguntar como se pronunciam em diferentes idiomas ou perguntar se estamos com um look profissional para uma entrevista de emprego.
Google eleva a fasquia em modelos de AI
A Google anunciou que o Gemini 1.5 Pro já está disponível, em mais de 35 idiomas, para os subscritores do Gemini Advanced. Este modelo de AI tem uma elevada capacidade de compreensão de informação. É capaz de analisar documentos, vídeos e fotografias mais longos do que a versão anterior, analisando facilmente um documento de 1500 páginas ou 100 emails. Em breve, vai também ser capaz de analisar vídeos com uma hora de duração e mais de 30 mil linhas de código.
A fasquia foi agora elevada com o anúncio de que o Gemini 1.5 Pro vai poder receber até 2 milhões de dados brutos – o dobro do que era possível até agora – o que faz deste o modelo de AI no mercado com maior capacidade para gerir inputs colocados pelos utilizadores. Por enquanto, esta novidade ainda só está disponível para programadores.
A Google levantou também a ponta do véu sobre o futuro dos assistentes de AI. Num vídeo de demonstração impressionante, mostrou como vai ser possível comunicar com um assistente por voz, e em tempo real, como se estivéssemos numa chamada de vídeo e fazer perguntas sobre tudo o que estamos a ver.
Chatbot Claude chega à Europa
Para interagir com este chatbot basta entrar no site claude.ai ou fazer o download da aplicação para smartphone.
A Anthropic disponibiliza também um plano para empresas, batizado Claude Team, que está acessível por subscrição (28 euros por utilizador por mês).
A Google e a Amazon são dois dos principais investidores da Anthropic, tendo a Amazon já investido 4 mil milhões de dólares nesta startup de inteligência artificial generativa e a Google um total de 2 mil milhões de dólares.
Ainda nesta edição: Receitas da Microsoft aumentam 17% | Apple: Receitas do iPhone aumentam 23%
A Passabot é uma startup brasileira que utiliza inteligência artificial para vender voos diretamente através…
Ainda nesta edição: Tesla com descidas em receitas e lucro | Meta com lucros de…
Neste We Love, sugerimos-lhe o segundo episódio da segunda temporada do Tech Balance. Na conversa…
O resumo da semana do SuperToast, 100% gerado por AI.
Ainda nesta edição: WhatsApp reforça grupos com novas funções | Anthropic prepara ronda de 10…