Categories: The Big Ones

Microsoft vai investir 80 mil milhões em AI

A Microsoft registou receitas de 69,63 mil milhões de dólares no último trimestre do ano, um aumento de 12% em relação ao período homólogo e um valor superior ao esperado pelos analistas (de 68,78 mil milhões).

Relativamente ao lucro líquido, o valor foi de 24,11 mil milhões de dólares, um aumento considerável em comparação com os 21,87 mil milhões no mesmo trimestre do ano anterior.

O segmento Intelligent Cloud da empresa, que contém a nuvem Azure, contribuiu com 25,54 mil milhões em receitas, um aumento de cerca de 19%, mas abaixo das expectativas dos analistas ( de 25,83 mil milhões de dólares).

A empresa referiu ainda que os seus serviços de AI aumentaram 157%, mas Amy Hood, CFO, referiu numa entrevista que as vendas na unidade de cloud estão a ser prejudicadas pela falta de capacidade dos centros de dados.

A Microsoft espera investir 80 mil milhões de dólares em centros de dados para AI este ano.

Meta AI ultrapassa os 700 milhões de utilizadores

As receitas da Meta no quarto trimestre de 2024 foram de $48,39 mil milhões de dólares, um valor acima das previsões dos analistas, que eram de $47,04 mil milhões, e muito superior ao trimestre anterior (de 40,59 mil milhões de dólares).

Em relação ao lucro líquido, este valor chegou aos 20,8 mil milhões de dólares, acima dos 14 mil milhões de dólares registados no período homólogo e também bastante acima do valor do trimestre anterior – de 15,7 mil milhões de dólares.

A empresa espera que as receitas do primeiro trimestre de 2025 fiquem entre os 39,5 mil milhões e os 41,8 mil milhões.

Em relação ao número de utilizadores ativos, este valor chegou aos 3,35 mil milhões (no trimestre anterior, este valor tinha sido de 3,29 mil milhões).

O número de utilizadores ativos mensais do Meta AI, o chatbot da empresa, ultrapassou os 700 milhões. De acordo com Mark Zuckerberg, CEO da Meta, o Meta AI deve atingir os mil milhões de utilizadores este ano.

A Meta confirmou também a sua dedicação na criação de AI de código aberto, estando a investir na sua família de modelos Llama.

A empresa espera ainda que as suas despesas totais em 2025 fiquem entre 114 mil milhões e 119 mil milhões de dólares, com a maior parte dos gastos relacionados aos custos de infraestruturas.

Netflix ultrapassa os 300 milhões de subscritores

A Netflix apresentou receitas de 10,25 mil milhões de dólares no quarto trimestre de 2024 (um crescimento de 16% em relação ao período homólogo), superando as expectativas dos analisas, que apontavam para 10,1 mil milhões. No trimestre anterior, as receitas tinham sido de 9 mil e 825 milhões de dólares. Já o lucro líquido foi de 1,87 mil milhões de dólares.

A plataforma de streaming anunciou ainda resultados históricos em relação ao número de subscritores, registando um aumento de 18,9 milhões de assinantes no período em análise, o que representa a maior subida trimestral de sempre. Agora, o número total de assinantes da Netflix é de 301,6 milhões.

A Netflix atribui este desempenho ao lançamento da segunda temporada da aclamada série “Squid Game” e à aposta estratégica na transmissão em direto de eventos desportivos, que atraiu novos públicos.

Para este ano, a empresa espera receitas entre os 43,5 mil milhões e os 44,5 mil milhões, (um aumento da previsão, já que antes previu receitas de 43 mil milhões a 44 mil milhões para 2025).


Sara Santos

Recent Posts

Tech Balance: O impacto da tecnologia na música

Como é que a tecnologia está a revolucionar a indústria musical? Pode tornar a música…

1 dia ago

Resumo da semana: 16 de fevereiro a 20 de fevereiro

O resumo da semana do SuperToast, 100% gerado por AI.

2 dias ago

TikTok lança app para séries curtas

Ainda nesta edição: ChatGPT gratuito passa a mostrar publicidade | Roblox exige verificação de idade…

2 dias ago

EgoX: AI que recria vídeos como se estivéssemos lá

O EgoX é um projeto de investigação em inteligência artificial que consegue transformar vídeos para…

3 dias ago

“There is no great thing that was easy to do.”

Jensen Huang, CEO da Nvidia

3 dias ago

Google Pixel 10a: Tecnologia de topo a preço acessível

A Google lançou oficialmente o novo Pixel 10a, um smartphone acessível com aposta forte em…

4 dias ago