Cidades

Robôs remodelam 158 km de autoestrada na China

  • A China renovou um troço de 158 quilómetros de uma autoestrada utilizando apenas robôs, drones e máquinas autónomas.
  • Foi a primeira vez que uma estrada tão longa foi repavimentada totalmente com tecnologia automatizada.

A China renovou um troço de 158 quilómetros de uma autoestrada utilizando apenas drones e máquinas autónomas. Foi a primeira vez que uma estrada tão longa foi repavimentada totalmente com tecnologia automatizada.

O projeto utilizou máquinas da empresa chinesa de equipamentos de construção SANY, incluindo pavimentadoras e rolos compactadores, todas controladas por inteligência artificial. Já o sistema Beidou (sistema de navegação por satélite da China) garantiu um posicionamento com precisão de centímetros e comunicação em tempo real, o que permitiu às máquinas trabalharem de forma coordenada.

Por exemplo, uma das pavimentadoras aplicou uma camada de asfalto de 19,25 metros de largura numa única passagem. A precisão das máquinas também melhorou a bastante a qualidade da estrada.

A segurança da autoestrada foi também reforçada com sensores, sistemas de paragem automática e barreiras eletrónicas para minimizar o risco de acidentes.


Maria Inteligente

Entusiasta incurável de soluções que mudam o mundo, Maria tem um fascínio por tudo o que começa com a palavra “NOVO”. Adora o mundo das startups, da agilidade e da rapidez com que passam de uma ideia a um novo produto. É claro que o seu livro preferido só poderia ser “Zero to One” de Peter Thiel. Siga a Maria Inteligente no Instagram: https://www.instagram.com/maria_inteligente/

Recent Posts

Tech Balance: O impacto da tecnologia na música

Como é que a tecnologia está a revolucionar a indústria musical? Pode tornar a música…

1 dia ago

Resumo da semana: 16 de fevereiro a 20 de fevereiro

O resumo da semana do SuperToast, 100% gerado por AI.

2 dias ago

TikTok lança app para séries curtas

Ainda nesta edição: ChatGPT gratuito passa a mostrar publicidade | Roblox exige verificação de idade…

2 dias ago

EgoX: AI que recria vídeos como se estivéssemos lá

O EgoX é um projeto de investigação em inteligência artificial que consegue transformar vídeos para…

3 dias ago

“There is no great thing that was easy to do.”

Jensen Huang, CEO da Nvidia

3 dias ago

Google Pixel 10a: Tecnologia de topo a preço acessível

A Google lançou oficialmente o novo Pixel 10a, um smartphone acessível com aposta forte em…

4 dias ago