Mobilidade

KargoBot Space, um camião autónomo

  • O KargoBot Space é um camião autónomo pensado para o transporte pesado de mercadorias sem condutor.
  • Desenvolvido pela chinesa KargoBot Technology, este robotruck usa inteligência artificial, sensores avançados e plataformas de gestão logística.

O KargoBot Space é um camião autónomo pensado para o transporte pesado de mercadorias sem condutor. Desenvolvido pela chinesa KargoBot Technology, este robotruck usa inteligência artificial, sensores avançados e plataformas de gestão logística, o que facilita as operações e torna-as mais seguras em autoestradas e zonas industriais.

O KargoBot Space não tem cabine, portanto a sua capacidade de carga é maior cerca de 10%. Isto permite reduzir custos operacionais. Pode operar sozinho ou em grupos de veículos coordenados que reduzem a resistência ao vento e aumentam a eficiência energética. Equipado com sensores de 360° e sistemas avançados de perceção, adapta-se a diferentes cenários logísticos.

A KargoBot desenvolveu ainda a KargoCloud, uma plataforma que gere toda a logística digitalmente. O software optimiza rotas, aloca encomendas, monitoriza cargas em tempo real e integra funções de carregamento automático.

A empresa, sediada em Pequim, foi fundada em 2021 e foca-se no desenvolvimento de camiões autónomos de alto desempenho.

O projeto está em fase de pré-produção e testes avançados, com planos de produção em massa previstos para 2026/2027.


INSTINCT

Fundada em 2012, em Lisboa, a Instinct foi uma das primeiras agências de inovação em Portugal. Inspirada pelas empresas líderes na nova economia e com uma abordagem customer-centric, a Instinct ajuda as empresas a mudar o foco: Conhecer os clientes antes da estratégia, pensar numa solução antes da tecnologia e, sobretudo, testar antes de investir. Da consultoria, passando pelo design, pela tecnologia e pela comunicação, a Instinct ajuda as grandes empresas a executar a sua melhor versão de futuro. E-mail: hello@instinct.pt

Recent Posts

Resumo da semana: 19 de outubro a 23 de outubro

O resumo da semana do SuperToast, 100% gerado por AI.

1 dia ago

Anthropic torna o Claude mais rápido e mais barato

Meta transforma a sua AI numa oferta para empresas | Shopify abre as lojas aos…

2 dias ago

Zyla: uma plataforma para conquistar atletas

A Zyla é uma plataforma brasileira de corrida que combina inteligência artificial, GPS e ferramentas…

3 dias ago

“AI is going to make music better. AI is not going to thwart great people.”

Jimmy Iovine, Interscope Records & Beats by Dre

3 dias ago

Nvidia quer controlar os agentes de AI, e devolve 150 mil milhões aos acionistas

AMD compra a World Labs por 8,2 mil milhões | Anthropic reserva $11,6 mil milhões…

4 dias ago

Postaway: dá uma nova vida aos postais

A Postaway recupera os postais vintage e envia-os em formato digital, com um elemento de…

5 dias ago