O Charlotte é um robô de construção semi-autónomo, desenvolvido pela empresa australiana Crest Robotics, em colaboração com a Earthbuilt Technology. Inspirado nos movimentos de uma aranha, o seu princípio é simples: fundir a robótica móvel com a impressão 3D para construir estruturas de forma rápida e sustentável. Leve e modular, este sistema é capaz de se dobrar de forma compacta, o que o torna ideal para transporte espacial.
A principal função do Charlotte é a impressão 3D de paredes e estruturas diretamente no local da obra. O robô utiliza um sistema de extrusão que recolhe e processa materiais brutos disponíveis no terreno, como terra, areia ou resíduos, para os compactar em camadas. O objetivo é construir uma casa de 200 metros quadrados no prazo de 24 horas.
O design hexapodal (com seis pernas) deste robô permite-lhe mover-se e ajustar-se autonomamente, o que elimina a necessidade de grandes e dispendiosos andaimes fixos. Além disso, a máquina aposta na sustentabilidade, e recorre a materiais de baixo carbono, evitando o uso de cimento, o que reduz custos, emissões e desperdício de material.
O Charlotte encontra-se atualmente na fase de protótipo e investigação e desenvolvimento, tendo sido já apresentado em eventos de grande relevância como o Congresso Internacional de Astronáutica. O projeto já recebeu apoio e financiamento do Governo de New South Wales, na Austrália, através do seu programa Space+.
Como é que a tecnologia está a revolucionar a indústria musical? Pode tornar a música…
O resumo da semana do SuperToast, 100% gerado por AI.
Ainda nesta edição: ChatGPT gratuito passa a mostrar publicidade | Roblox exige verificação de idade…
O EgoX é um projeto de investigação em inteligência artificial que consegue transformar vídeos para…
A Google lançou oficialmente o novo Pixel 10a, um smartphone acessível com aposta forte em…