A dotLumen é uma startup romena fundada em 2020, com sede em Cluj‑Napoca, dedicada a desenvolver tecnologia para melhorar a mobilidade das pessoas com deficiência visual.
A empresa desenvolveu uns óculos inteligentes, os Glasses for the Blind, que replicam algumas das funcionalidades de um cão-guia. Este dispositivo usa AI para interpretar o ambiente em tempo real e dá feedback tátil, o que permite ao utilizador perceber obstáculos sem recorrer ao som.
Este dispositivo tem Pedestrian Autonomous Driving AI (PAD AI) integrado, um sistema que funciona offline, sem necessidade de ligação à Internet, e que traduz o espaço à volta do utilizador em sinais que ajudam na navegação.
Ao contrário dos cães-guia, os óculos podem ser produzidos em larga escala. Além disso, a inteligência artificial torna acessível a mobilidade autónoma a um número muito maior de pessoas cegas do que os métodos tradicionais.
Este dispositivo está em fase de testes regulamentares e a empresa já testou a tecnologia com mais de 300 utilizadores em cerca de 30 países.
No ano passado, a dotLumen fechou uma ronda de investimento de 5 milhões de euros, liderada pelo Catalyst Romania Fund II, com participação do EIC (European Innovation Council), Tigrim Capital e SeedBlink.
Como é que a tecnologia está a revolucionar a indústria musical? Pode tornar a música…
O resumo da semana do SuperToast, 100% gerado por AI.
Ainda nesta edição: ChatGPT gratuito passa a mostrar publicidade | Roblox exige verificação de idade…
O EgoX é um projeto de investigação em inteligência artificial que consegue transformar vídeos para…
A Google lançou oficialmente o novo Pixel 10a, um smartphone acessível com aposta forte em…