Categories: GestãoThe Big Ones

O ‘regresso’ da BlackBerry: dos smartphones para o software

  • A BlackBerry reinventou-se e transformou-se numa empresa de software.
  • A aposta tem sido bem-sucedida e o negócio de software e serviços da empresa tem sido o motor de crescimento e receitas.

Durante os últimos 4 anos, a BlackBerry trabalhou arduamente na sua transformação de uma empresa de smartphones para uma empresa de software, sendo um exemplo para as indústrias estabelecidas que procuram reinventar-se na nova economia.

Neste investimento em afirmar-se como uma empresa de software, a abordagem da BlackBerry teve como pilar algumas regras relevantes, nomeadamente não ter medo de “desistir” do core business e de definir uma visão nova, radical e transformadora.

Se em 2009, a BlackBerry dominava o mercado de smartphones, em 2013 foi brutalmente ultrapassada. Mas soube reagir. Em vez de se focar em gerar a maior receita possível através do seu core business em declínio, decidiu apostar no negócio do software.

Sob liderança do CEO John Chen, a empresa começou a reinventar-se: fez aquisições estratégicas (Encription, Good Technology, AtHoc, etc) parou de fabricar dispositivos (licencia a marca BlackBerry a outros fabricantes), pondo fim à sua cadeia de distribuição, e passou a concentrar esforços na sua oferta de software.

O seu “pão com manteiga” são as ferramentas de gestão de mobilidade para empresas, nomeadamente ao nível da cibersegurança, mas está também a expandir a sua oferta a serviços de Internet of Things, especialmente na indústria automóvel.

John Chen salientou, à Bloomberg, os progressos que a empresa está a fazer e destacou a importância de executar a sua visão:

O reposicionamento da BlackBerry começa a dar frutos. No último trimestre, a empresa superou as expectativas dos analistas e apresentou uma receita de 249 milhões de dólares. Um dos grandes responsáveis foi a receita recorde do negócio de software e serviços que aumentou cerca de 26% no último ano.

INSTINCT

Fundada em 2012, em Lisboa, a Instinct foi uma das primeiras agências de inovação em Portugal. Inspirada pelas empresas líderes na nova economia e com uma abordagem customer-centric, a Instinct ajuda as empresas a mudar o foco: Conhecer os clientes antes da estratégia, pensar numa solução antes da tecnologia e, sobretudo, testar antes de investir. Da consultoria, passando pelo design, pela tecnologia e pela comunicação, a Instinct ajuda as grandes empresas a executar a sua melhor versão de futuro. E-mail: hello@instinct.pt

Recent Posts

Guided Learning chega ao Google Classroom para guiar o estudo sem entregar apenas a solução

A Google acaba de integrar o Guided Learning no Google Classroom e no motor de…

1 hora ago

Levoit Vital Pet: um purificador para a casa que acaba com pelos de animais

A Levoit criou um purificador de ar pensado para casas com animais, capaz de combater…

14 horas ago

Receitas da Alphabet sobem 25%, mas lucro líquido cai 25,2%

Lucros da Microsoft sobem 32% | Amazon aumenta receitas, mas lucro líquido recua 2,4%

2 dias ago

Resumo da semana: 26 de outubro a 30 de outubro

O resumo da semana do SuperToast, 100% gerado por AI.

4 dias ago

Meta lança os seus primeiros modelos avançados de AI

Google apresenta a Fitbit Edge, uma pulseira com AI | Amazon lança novo Fire TV…

5 dias ago

Alphabet com receitas de $127,6 mil Milhões no trimestre, impulsionada pela Cloud e AI

A Alphabet Inc., empresa-mãe da Google, revelou os seus resultados financeiros referentes ao terceiro trimestre…

5 dias ago