Skip links

DESTAQUES GAFANOMICS® [10/NOV/2017]

#ancora1 #ancora2

06-PATRICIA-CIRCULAR

Por Patrícia Silva, Gestora de Comunicação e Marketing na FABERNOVEL INNOVATE Lisboa

“Destaques GAFAnomics®” é uma compilação dos artigos mais importantes partilhados internamente pela equipa da FABERNOVEL.

Deliveroo segue estratégia “Amazon style”

deliverooA empresa de entrega de refeições Deliveroo vai estender o seu serviço de subscrição Deliveroo Plus a toda a região do Reino Unido, depois de uma fase de teste em seis cidades britânicas. Por 7,99 libras/mês, os subscritores do programa podem fazer encomendas ilimitadamente, sem pagar a taxa cobrada por encomenda.

A Deliveroo está a seguir uma estratégia “Amazon style”, criando um programa de fidelização ao qual vai acrescentando valor para “reter” os clientes, através da integração de diferentes incentivos, como descontos para os clientes em restaurantes parceiros.

Esta pode ser uma forma de se diferenciar num mercado competitivo, no qual enfrenta a concorrência de serviços como a UberEats e Amazon Restaurants, e onde o Facebook também se está a posicionar como um rival.

Os serviços de entrega de refeições estão a revelar-se um negócio atrativo, captando centenas de milhões em investimento. Recentemente, a Deliveroo captou mais 385 milhões de dólares, atingindo uma valorização superior a 2 mil milhões de dólares.

Uber está a reinventar a sua cultura

uber-O CEO da Uber, Dara Khosrowshahi, apresentou as novas normas que visam reinventar a cultura da empresa e que são fruto dos inputs de toda a organização.

O segredo do novo líder para pôr fim à crise que a empresa atravessa parece centrar-se numa abordagem bottom up, mantendo os valores, da gestão de Travis Kalanick, que fizeram da Uber uma gigante dos transportes on-demand; e livrando-se daqueles que a conduziram a uma cultura tóxica e a problemas legais.

As novas regras corporativas têm como pilares a obsessão pelo cliente e uma fidelização a longo prazo; perseverança e uma inovação contínua, sem medo de falhar. Será esta a fórmula que vai “limpar” a imagem da Uber?

Facebook continua a inspirar-se noutras empresas

zuckO Facebook vai testar, brevemente, a funcionalidade “red envelope“, que permite enviar dinheiro a amigos como presente, juntamente com um cartão de oferta. A funcionalidade é uma versão digital de uma prática comum na passagem de ano na China.

O “red envelope” levanta novamente questões sobre a capacidade de inovação do Facebook, uma vez que é uma cópia de uma funcionalidade da aplicação chinesa WeChat. E esta não é a primeira vez que o Facebook replica funcionalidades de rivais. O Snapchat que o diga…

Como disse Steve Jobs: a “inovação distingue o líder do seguidor”. Será que a rede social mais popular do mundo se está a tornar um seguidor?