Skip links

Google cria museu em realidade aumentada

  • A Google e o museu Mauritshuis criaram um museu virtual com as obras do pintor Johannes Vermeer.
  • As galerias de arte podem ser exploradas em realidade aumentada, através da app Google Arts & Culture.

 

A Google Arts & Culture e o museu Mauritshuis, na Holanda, criaram um novo museu em realidade aumentada. A Pocket Gallery, uma funcionalidade integrada na app Google Arts & Culture (iOS e Android), permite visitar, virtualmente, galerias de arte com 36 obras do pintor holandês Johannes Vermeer, que, fisicamente, estão espalhadas por 18 museus, em 7 países.

Os vários museus de todo o mundo que possuem obras de Vermeer permitiram captar imagens com uma resolução extremamente elevada dos quadros e fazer o mapeamento das galerias, através de tecnologia da Google.

Desta forma, é oferecida uma experiência imersiva única que permite explorar cada uma das obras com elevado nível de detalhe ou explorar as histórias criadas por especialistas sobre a arte, o legado e a vida de Vermeer.

A Pocket Gallery faz parte do projeto “Meet Vermeer”, que oferece vários conteúdos em texto e em vídeo ligados ao pintor, incluindo a “Icons“, uma ilustração de Justin Richburg que junta ícones da obra de Vermeers com ícones do século XXI.

A experiência estende-se também aos media sociais, através de um “livro de colorir” interativo no Instagram e stickers personalizados que permitem criar as próprias obras de arte. Além disso, integra também conteúdos em vídeo criados por YouTube Creators.

 


Se a tecnologia de realidade aumentada é importante para a sua empresa, contacte a FABERNOVEL: