Entrevista

Cabo Verde Digital: polo de desenvolvimento digital em África

Neste Innovation Talk, conversámos com Pedro Lopes, Secretário de Estado para a Inovação e Formação Profissional de Cabo Verde, a propósito do primeiro aniversário da Cabo Verde Digital, uma agência governamental que promove o empreendedorismo e a inovação e que tem como objetivo criar um polo de desenvolvimento digital líder no continente africano.

Ouça aqui a entrevista:


Subscreva o nosso podcast em:
Apple Podcasts | Spotify | Google Podcasts | TuneIn

Neste momento, as principais iniciativas da agência são a Bolsa Cabo Verde Digital (apoia financeiramente as startups e que faz também a sua incubação e aceleração), a Kode Verde (ensina jovens a programar, em parceria com a Academia do Código), o Re!nventa Tourism (hackaton que desafia startups a resolver problemas e a inovar na indústria de turismo) e a GoGlobal (apoia a presença e a visibilidade das startups cabo-verdianas em eventos internacionais). 

Cabo Verde está também a construir um parque tecnológico, na ilha de Santiago, que pretende atrair empresas nacionais e internacionais a instalarem-se neste polo tecnológico e que será apoiado também por políticas de incentivos fiscais para empresas e particulares.

Nesta conversa, Pedro Lopes partilhou como Cabo Verde se está a posicionar como uma porta de entrada para as empresas tecnológicas explorarem o mercado africano e também o grande foco em atrair e reter talento em Cabo Verde. Dos planos fazem parte a criação de um visto especial para atrair nómadas digitais do mundo inteiro e incentivos fiscais para empresas.

 

Sobre Pedro Lopes, Secretário de Estado para a Inovação e Formação Profissional de Cabo Verde:

Pedro Lopes organizou o primeiro TEDx em Cabo Verde, foi fundador da organização Geração B-Bright, que tem como objetivo estimular o empreendedorismo dos jovens cabo-verdianos. Em 2017, ganhou o prémio nacional “Somos Cabo Verde“, na categoria de inovação e empreendedorismo, e foi selecionado pelo governo americano para participar no programa The Young African Leaders Initiative.

Em 2018, integrou a lista dos afro-descendentes mais influentes do mundo com menos de 40 anos de idade e foi escolhido pelo ex-presidente americano Barack Obama para integrar a sua primeira iniciativa de liderança em África.
Aos 31 anos de idade foi nomeado Secretário de Estado para a Inovação e Formação Profissional e tornou-se o mais jovem membro do governo de Cabo Verde.

Nuno Ribeiro

Managing Partner da agência de inovação Instinct. Foi Portugal General Manager da agência de inovação FABERNOVEL (2012 a 2022), diretor da unidade de negócio multimédia do grupo Global Media (2008 a 2012), diretor da unidade de negócios de Internet do grupo Cofina Media (1999 a 2008) e consultor do secretário de Estado da Comunicação Social para a área digital (1997 a 2002). Em paralelo com a atividade profissional foi docente, coordenador de programas executivos e pós-graduações nas Universidades: Católica-Lisbon, Europeia, ISEG e Lusófona (2001 a 2016). Colaborou com artigos de opinião e comentador, sobre temas de inovação, transformação digital e nova economia nos media: Visão, Diário de Notícias, Meios & Publicidade e Económico TV. 
Autor do livro Gerir na Era Digital (2011). É licenciado em Economia pela Católica-Lisbon, onde também concluiu o curso avançado Gestão de empresas tecnológicas e uma pós-graduação em Media e Entretenimento.

Recent Posts

W1, um assistente doméstico autónomo

O W1 é um robô autónomo com um design que remete para o icónico WALL-E,…

3 horas ago

BBC cria conteúdos exclusivos para YouTube

Ainda nesta edição: Google AI passa a usar Gmail e Photos | Spotify permite partilha…

1 dia ago

Tech Balance: O impacto da tecnologia na música

Como é que a tecnologia está a revolucionar a indústria musical? Pode tornar a música…

3 dias ago

Resumo da semana: 16 de fevereiro a 20 de fevereiro

O resumo da semana do SuperToast, 100% gerado por AI.

4 dias ago

TikTok lança app para séries curtas

Ainda nesta edição: ChatGPT gratuito passa a mostrar publicidade | Roblox exige verificação de idade…

4 dias ago

EgoX: AI que recria vídeos como se estivéssemos lá

O EgoX é um projeto de investigação em inteligência artificial que consegue transformar vídeos para…

5 dias ago