Voltar ao topo

Cabo Verde Digital: polo de desenvolvimento digital em África

Neste Innovation Talk, conversámos com Pedro Lopes, Secretário de Estado para a Inovação e Formação Profissional de Cabo Verde, a propósito do primeiro aniversário da Cabo Verde Digital, uma agência governamental que promove o empreendedorismo e a inovação e que tem como objetivo criar um polo de desenvolvimento digital líder no continente africano.

Ouça aqui a entrevista:


Subscreva o nosso podcast em:
Apple Podcasts | Spotify | Google Podcasts | TuneIn

Neste momento, as principais iniciativas da agência são a Bolsa Cabo Verde Digital (apoia financeiramente as startups e que faz também a sua incubação e aceleração), a Kode Verde (ensina jovens a programar, em parceria com a Academia do Código), o Re!nventa Tourism (hackaton que desafia startups a resolver problemas e a inovar na indústria de turismo) e a GoGlobal (apoia a presença e a visibilidade das startups cabo-verdianas em eventos internacionais). 

Cabo Verde está também a construir um parque tecnológico, na ilha de Santiago, que pretende atrair empresas nacionais e internacionais a instalarem-se neste polo tecnológico e que será apoiado também por políticas de incentivos fiscais para empresas e particulares.

Nesta conversa, Pedro Lopes partilhou como Cabo Verde se está a posicionar como uma porta de entrada para as empresas tecnológicas explorarem o mercado africano e também o grande foco em atrair e reter talento em Cabo Verde. Dos planos fazem parte a criação de um visto especial para atrair nómadas digitais do mundo inteiro e incentivos fiscais para empresas.

 

Sobre Pedro Lopes, Secretário de Estado para a Inovação e Formação Profissional de Cabo Verde:

Pedro Lopes organizou o primeiro TEDx em Cabo Verde, foi fundador da organização Geração B-Bright, que tem como objetivo estimular o empreendedorismo dos jovens cabo-verdianos. Em 2017, ganhou o prémio nacional “Somos Cabo Verde“, na categoria de inovação e empreendedorismo, e foi selecionado pelo governo americano para participar no programa The Young African Leaders Initiative.

Em 2018, integrou a lista dos afro-descendentes mais influentes do mundo com menos de 40 anos de idade e foi escolhido pelo ex-presidente americano Barack Obama para integrar a sua primeira iniciativa de liderança em África.
Aos 31 anos de idade foi nomeado Secretário de Estado para a Inovação e Formação Profissional e tornou-se o mais jovem membro do governo de Cabo Verde.

Author avatar
Nuno Ribeiro
Country Manager da agência de inovação FABERNOVEL. Autor do livro Gerir na Era Digital (2011). Licenciado em Economia pela Universidade Católica de Lisboa, onde também concluiu um curso avançado de Gestão de Empresas Tecnológicas e uma pós-graduação em Gestão de Media e Entretenimento. Diretor a unidade Negócio Multimédia do grupo Controlinveste (2008 a 2012). Diretor da unidade de negócios de Internet do grupo Cofina Media (1999 a 2008). Consultor do secretário de Estado da Comunicação Social para a área digital (1997 a 2002).
We use cookies to give you the best experience.