Aeroespacial

Neuraspace: gestão de tráfego no Espaço para evitar colisões

  • A plataforma de inteligência artificial da Neuraspace faz a gestão de tráfego no Espaço para evitar colisões entre satélites e também com o chamado lixo espacial, que se desloca a vários quilómetros por segundo.
  • A solução destina-se a operadores de satélites, seguradoras e entidades governamentais.

Milhares de satélites já foram lançados para o Espaço e outros tantos já têm lançamentos agendados, por empresas como a SpaceX e a BlueOrigin.  Fundada por Nuno Sebastião, um dos fundadores da já “unicórnio” Feedzai, a startup portuguesa Neuraspace vai servir a operadores de satélites, seguradoras e entidades governamentais.

Esta plataforma de inteligência artificial prevê o risco de colisão entre satélites e também com o chamado lixo espacial, que se desloca a vários quilómetros por segundo. Tudo isto suportado por dados fornecidos por várias entidades parceiras, como a agência espacial portuguesa e o centro de investigação espacial da Universidade do Texas. 

Automatizando processos e comunicações até agora feitas manualmente, a solução permite responder, em simultâneo, a vários operadores de satélites, recomendando manobras acionáveis para evitar colisões e a destruição de satélites.

Desta forma, é possível detetar mais 50% de potenciais colisões de alto risco e tomar decisões mais informadas. 

Outra das vantagens é a redução da necessidade de intervenção humana neste processo, o que pode ser particularmente útil quando se trata de grandes constelações de satélites.  

Incubada no Instituto Pedro Nunes, na Universidade de Coimbra, a Neuraspace tem a missão ambiciosa de se tornar líder de mercado na gestão de detritos espaciais e tornar-se uma das primeiras empresas “unicórnio” na indústria aeroespacial (dentro de 5 anos). 

Desde que foi fundada em 2020, já captou de investimento 2.5 milhões de euros e tem como principal investidor a Armilar Venture Partners.

INSTINCT

Fundada em 2012, em Lisboa, a Instinct foi uma das primeiras agências de inovação em Portugal. Inspirada pelas empresas líderes na nova economia e com uma abordagem customer-centric, a Instinct ajuda as empresas a mudar o foco: Conhecer os clientes antes da estratégia, pensar numa solução antes da tecnologia e, sobretudo, testar antes de investir. Da consultoria, passando pelo design, pela tecnologia e pela comunicação, a Instinct ajuda as grandes empresas a executar a sua melhor versão de futuro. E-mail: hello@instinct.pt

Recent Posts

Meta apresenta novo modelo de AI

Nvidia mobiliza 500 mil milhões para a AI | OpenAI compra startup para criar apresentações…

19 horas ago

Atach: uma prancha portuguesa que cabe numa mala de viagem

A Atach é uma prancha de surf portuguesa que se divide em três partes e…

2 dias ago

EA passa para mãos sauditas por 55 mil milhões

Unitree estreia-se em bolsa com subida de 460% | Netflix aposta no talento criativo indiano

3 dias ago

Bill Gates: A era turbulenta da AI e as escolhas críticas

Neste Weekend, sugerimos-lhe uma leitura para perceber porque é que a Inteligência Artificial pode ser…

5 dias ago

Resumo da semana: 31 de agosto a 04 de setembro

O resumo da semana do SuperToast, 100% gerado por AI.

5 dias ago

Meta lança agente de AI para programadores

Google Maps ganha novas funções de AI | Zoox começa a cobrar por viagens em…

6 dias ago