Figure AI: robôs com forma humana e “chatGPT” integrado

  • O Figure AI é um robô com forma humana que está a ser desenvolvido para fazer qualquer tipo de trabalho físico que os humanos fazem hoje.
  • Este robô já é capaz de conversar de forma natural com um humano, descrever com detalhe o que está a ver e lembrar-se de decisões que tomou para justificar porque é que as tomou.

A startup Figure AI desenvolveu um robô com forma humana, destinado a responder à escassez de mão de obra, quer seja em fábricas, no retalho ou no transporte e armazenamento de cargas.

Com 1 metro e 70 centímetros de altura e a pesar 60 quilos, o Figure 01 caminha de forma autónoma e consegue transportar objetos com um peso de até 20 quilos.

Este robô já deu provas da sua agilidade. É capaz de mover caixas e também objetos mais pequenos, como copos e pratos. Num dos vídeos partilhados pela Figure AI é possível ver o robô a introduzir uma cápsula e tirar um café numa máquina.

O Figure 01 diferencia-se por integrar os modelos de inteligência artificial da OpenAI, os mesmos modelos do ChatGPT. Isto permite-lhe conversar de forma natural com um humano, descrever com detalhe o que está a ver e lembrar-se de decisões que tomou para justificar porque é que as tomou.

A longo prazo, o objetivo da Figure AI é que os seus robôs possam fazer qualquer tipo de trabalho físico que os humanos fazem hoje.

Desde que foi fundada em 2022, esta startup já captou 754 milhões de dólares e tem como investidores a Microsoft, a Nvidia, o OpenAI Startup Fund e o fundador da Amazon, Jeff Bezos, através da Bezos Expeditions.


INSTINCT

Fundada em 2012, em Lisboa, a Instinct foi uma das primeiras agências de inovação em Portugal. Inspirada pelas empresas líderes na nova economia e com uma abordagem customer-centric, a Instinct ajuda as empresas a mudar o foco: Conhecer os clientes antes da estratégia, pensar numa solução antes da tecnologia e, sobretudo, testar antes de investir. Da consultoria, passando pelo design, pela tecnologia e pela comunicação, a Instinct ajuda as grandes empresas a executar a sua melhor versão de futuro. E-mail: hello@instinct.pt

Recent Posts

Netflix, Amazon e YouTube unem-se para influenciar as regras do streaming

Alibaba apresenta o seu chip de AI mais potente | Google leva o Android e…

19 horas ago

Resumo da semana: 05 de outubro a 09 de outubro

O resumo da semana do SuperToast, 100% gerado por AI.

3 dias ago

Tesla traz o Semi elétrico para a Europa

Amazon transforma a Alexa numa assistente proativa | Apple volta a subir o preço do…

4 dias ago

Viz.ai: usa AI para acelerar diagnósticos

A Viz.ai é uma empresa de tecnologia de saúde que usa inteligência artificial para detetar…

5 dias ago

OpenAI leva o ChatGPT aos registos clínicos da Epic

Meta penaliza perfis criados por AI | Waymo expande robotáxis e testa a escala do…

6 dias ago